quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Oficinas do Festival de Verão da UFMG abordam acessibilidade para surdos

(descrição imagem: atividade em papel, na oficina para surdocegos)

Entre as diversas atividades oferecidas pelo Festival de Verão da UFMG, duas oficinas tratam sobre a acessibilidade. São as seguintes: Criação de material didático para práticas de musicalização para surdo, com o músico Flávio Teixeira, no Conservatório UFMG, e Meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegos, com a professora Eliana Ribeiro, no Centro Cultural UFMG. Ambas ocorrem de 5 a 8 de fevereiro. As inscrições já estão abertas, no valor de 20 reais, e podem ser feitas pelo site www.ufmg.br/festivaldeverao, até o dia 4 de fevereiro. No dia 5 fevereiro, interessados também podem fazer inscrições presencialmente para as vagas remanescentes na secretaria do Festival, que vai funcionar no Centro Cultural da UFMG.

A oficina Meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegos busca apresentar informações e experiências consistentes e participativas entre pessoas que têm deficiência e não deficientes, abordando tipos de comunicações e toques utilizados com a pessoa surdocego. A professora será Eliane Ribeiro, que é tradutora, intérprete e especialista em deficiências múltiplas. O caso de uma paciente surdocega que se especializou em massoterapia e ainda se tornou capaz de tocar flauta e cantar é um dos que mais impressionaram a professora em sua trajetória profissional. Ela pretende, inclusive, contar com a presença da massoterapeuta durante a oficina. “Assim, os participantes poderão ver, na prática, como é construída a comunicação com os surdocegos”, comenta Eliane.

Já a oficina Criação de material didático para práticas de musicalização para surdos tem como objetivo criar um material didático de musicalização voltado para a comunidade surda, pensando na estrutura lexical, morfológica e semântica própria da língua de sinais brasileira (Libras), abordando o tema de forma acessível para o surdo que tenha vontade de aprender e se desenvolver musicalmente. A atividade é voltada para estudantes e profissionais da música. O ministrante é Flávio Teixeira, músico experimental com ênfase em pesquisas de estruturas musicais para surdos e intérprete de Libras para filhos de pais surdos (CODA).

Mais detalhes sobre cada uma das oficinas e os seus professores podem ser acessadas em: www.ufmg.br/festivaldeverao/oficinas. A atividade Criação de material didático para práticas de musicalização para surdos oferece 12 vagas e Meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegos oferece 16 vagas.

Para se inscrever, acesse www.ufmg.br/festivaldeverao/matriculas

Além das oficinas, a 12ª edição do festival promoverá palestras, intervenção, exposição e apresentações artísticas. Essas atividades são gratuitas. A programação completa está disponível em www.ufmg.br/festivaldeverao.

Facebook: www.facebook.com/festivaldeverao
Twitter:@festivalufmg
Instagram: www.instagram.com/festival_ufmg

Nenhum comentário:

Postar um comentário