quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rio 2016 recebe campeões paraolímpicos e jovens promessas em evento que marca 5 anos para os Jogos

Atletas consagrados contam suas trajetórias para um público de estudantes campeões na sede do Comitê Organizador

(descrição da imagem: Rio 2016 recebe campeões paraolímpicos e jovens promessas em evento que marca 5 anos para os Jogos imagem de atletas posando em foto na cerimônia)
 
No dia 7 de setembro de 2016, bilhões de pessoas ao redor do mundo estarão de olho no estádio do Maracanã para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Nesta quarta-feira, 5 anos antes, o Comitê Organizador comemorou a data marcante com um evento especial em sua sede na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Medalhistas paraolímpicos, André Brasil (natação), Roseanne dos Santos e Yohansson do Nascimento (atletismo) falaram sobre suas trajetórias vitoriosas para quase 100 jovens atletas de escolas do Rio, medalhistas das Paraolimpíadas Escolares brasileiras.
O Presidente do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, abriu as comemorações apresentando o projeto dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
“Durante a candidatura, escolhemos como data de início dos Jogos exatamente o dia da independência do nosso país, um dia marcante. O Brasil é uma potência paraolímpica. Já está entre as dez maiores e quer estar entre as cinco. O Rio fará a melhor edição dos Jogos Paraolímpicos em termos de repercussão, da mesma forma que foram os Jogos Parapan-Americanos Rio 2007: com estádios lotados e uma experiência inesquecível para todos”, afirmou o Presidente.
Em seguida, Nuzman passou a palavra à jornalista Flávia Cintra, que conduziu um bate-papo com os atletas. Flávia é cadeirante e foi a inspiração do autor Manoel Carlos para criar a personagem Luciana, interpretada pela atriz Aline Moraes, na novela Viver a Vida. No palco, ela, André, Roseane e Yohansson emocionaram, descontraíram e passaram seus conhecimentos à atenta plateia no auditório lotado.
“Todos somos atletas, independente de olímpicos ou paraolímpicos. Temos sonhos e corremos atrás deles. Nós, que somos mais experientes, podemos dizer que o importante é ter um objetivo e se esforçar. Está ao nosso alcance, mesmo com todas as dificuldades. Todo mundo tem problema. É preciso acreditar. Eu acreditei no meu talento, minha família acreditou e os resultados são de todos nós. Na verdade, as medalhas são do povo brasileiro”, disse André Brasil, quatro medalhas de ouro e uma de prata na natação em Pequim 2008, que teve sequela de poliomielite (paralisia infantil).
Bicampeã paraolímpica em Sydney 2000, no arremesso de peso e lançamento de dardo, Roseane dos Santos comentou sobre os problemas na fase inicial após a amputação de sua perna esquerda. “Às vezes, as pessoas se isolam. Tive a minha época de me isolar, mas conheci outras pessoas que me fizeram ver o quão pequeno era o meu problema. E o esporte dá essa chance. Hoje, não somos mais os coitadinhos. Se você tem um sonho, vai ter que correr atrás e dar tudo para conquistar. No meu caso, tem que dormir com o peso e com o disco (risos). O André tem que dormir com a sunga”.
Por fim, Yohansson do Nascimento contou da sua experiência nas pistas, nos 100m e 200m rasos, e de como encara os desafios de sua deficiência. “Já nasci sem as duas mãos, mas faço tudo. A única coisa que eu ainda não consegui fazer foi o que eu não tentei. Os obstáculos vêm e aí vai depender de como você vai encarar. Para mim, correr continua sendo uma brincadeira. Tem oito pessoas ali e vamos brincar de ver quem chega primeiro”.
Para marcar a contagem regressiva e a véspera do Dia Internacional Paraolímpico, comemorado nesta quinta, Rio 2016 lançou também o concurso cultural Meu Clique Paraolímpico:http://www.rio2016.com/multimidia/meu-clique-paraolimpico
Envie suas fotos sobre o que é o movimento paraolímpico para você! Valem imagens de atletas e competições. As inscrições serão aceitas até o dia 30 de setembro e, a partir do dia 5 de outubro, sua foto poderá ser vista no Site Oficial Rio 2016 como uma das finalistas. O resultado final sai no dia 7 de novembro. As fotos campeãs ficarão uma semana em destaque no site, fazendo parte desse marco na história dos Jogos Paraolímpicos. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário