terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Natação paralímpica contará com centro de referência em São Caetano do Sul

















DESCRIÇÃO IMAGEM: Talisson Glock (E) , Roberto Alcalde e outros
 sete nadadores vão treinar no ABC paulista

O Comitê Paralímpico Brasileiro colocou em prática nesta semana mais um plano para a melhor preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Em São Caetano do Sul, São Paulo, nove atletas da seleção principal de natação farão seus treinamentos diariamente no Centro de Referência da modalidade.
O grupo de nadadores contará com a presença de Edênia Garcia, Susana Schnarndorf, Letícia Freitas, Roberto Alcalde, Talisson Glock, Vanilton Filho, Ítalo Pereira, Caio Amorim e Matheus Silva. Eles treinarão sob o comando do novo técnico-chefe da seleção, Leonardo Tomasello, nas piscinas do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes e do AD São Caetano. O critério de seleção dos atletas foi baseado no potencial para novas conquistas e também nos resultados apresentados no Circuito Caixa Loterias e em torneios internacionais. Ao todo, o grupo já conquistou duas medalhas em Jogos Paralímpicos, e seis medalhas no último Mundial, em Montreal-2013 (duas de ouro, três de prata e uma de bronze).
Após os Jogos de Londres-2012, o CPB traçou a meta de terminar na quinta colocação no quadro geral de medalhas nos Jogos do Rio-2016. Para isso, se faz necessário um trabalho diferenciado para buscar mais medalhas na natação. “É uma modalidade que tem um papel importante para alcançarmos este objetivo. Estamos trabalhando firmes para isso e alguns resultados já apareceram, como o sexto lugar geral no Mundial de Montreal-2013, com diversos atletas jovens no pódio. Tenho certeza que o grupo está ficando cada vez melhor, com novos talentos sendo revelados a cada competição. Isso tudo faz parte da escalada rumo ao grupo dos cinco melhores em 2016″, observa Andrew Parsons, presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
“Eles terão o que há de melhor no treinamento de natação, tanto com os profissionais, quanto com tecnologia e equipamentos”, explica Tomasello. O uso das piscinas é a extensão de uma parceria do CPB com a secretaria de esporte de São Caetano do Sul, cidade que sempre recebeu os nadadores da seleção nas semanas de treinamento.
De acordo com o diretor técnico do CPB, Edilson Rocha, o Tubiba, o Comitê preparou os melhores cenários para a preparação da seleção. “Para a natação, contratamos agora uma equipe de primeira linha. E com o potencial e o nível dos nossos atletas, posso dizer que os resultados serão positivos”, avalia Tubiba.
O início das atividades no Centro de Referência faz parte do projeto de alto rendimento apresentado pelo CPB. O plano tem como objetivo encontrar as melhores condições possíveis para a preparação de atletas. O processo teve início neste mês com a contratação de Leonardo Tomasello, Felipe Silva (técnico) e Henrique Oliveira (preparador físico). Está prevista também a chegada de um médico, um fisioterapeuta, um biomecânico e um nutricionista. Eles vão se juntar à equipe, que já conta com dois fisioterapeutas, um médico, um fisiologista, uma psicóloga e três enfermeiros. Desta forma, os atletas terão avaliações mais constantes fora da piscina.
Por ora, os nove nadadores estarão diariamente treinando no Centro de Referência. Porém, outros atletas da seleção principal também utilizarão as piscinas de São Caetano do Sul fora das semanas de treinamento previstas no calendário do CPB. “Mais nadadores da seleção estarão constantemente na cidade para um período rotativo. Ou seja, passarão 15 dias seguindo a rotina do grupo inicial”, acrescenta Tubiba.
Time São Paulo
Talisson Glock, Vanilton Filho e Matheus Silva são atletas do Time São Paulo, uma parceria do CPB com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo que beneficia 42 atletas de nove modalidades.
Time Rio
Edênia Garcia, Susana Schnarndorf e Caio Amorim são atletas do Time Rio, uma parceria do CPB com a prefeitura do Rio de Janeiro.
fonte: CPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário