domingo, 6 de março de 2016

A Importância do Diálogo, por Victor Mendonça


(descrição imagem: Victor Mendonça)
Para o filósofo Karl Jaspers, a comunicação liberta as pessoas. Ficamos livres de nossas amarras à medida que temos contato com os outros. Mas e no caso do asperger? A principal limitação da síndrome está no convívio social. Não cabe apontar aspies ou neurotípicos como responsáveis por essa dificuldade. O que acontece é que temos maneiras diferentes de perceber o mundo. Essa falta de entendimento gera conflitos e isolamento. Eu já experimentei essas situações. Posso afirmar que não são nada agradáveis.
O amadurecimento veio aos poucos. Aprendi a me relacionar melhor com as pessoas. Amizades sólidas surgiram. Por mais surpreendente que fosse o meu progresso, algumas lembranças ainda me machucavam. Inconscientemente, eu ainda possuía minha autoestima abalada. Como se eu não merecesse tudo aquilo. Sei que muitos aspies, como eu, já se feriram no convívio social. Todos temos características adoráveis. Não precisamos (e nem merecemos) rastejar atrás de quem nos rejeita. O segredo é ficar atento a quem abre as portas para nós. 
Não somos imunes a sentimentos contraditórios. Isso é típico do relacionamento humano. Eu tenho um amigo que conheci numa reunião budista. Rapidamente nos aproximamos.  No começo, essa amizade me causou certo incômodo. Era difícil para mim, com todos os meus problemas, ver alguém com a personalidade aparentemente tão perfeita como a dele.  Ele não parecia ter falhas. Era extremamente inteligente e educado. Me tratava tão bem que aquilo começou a me incomodar. Comecei a me questionar. Nós sempre nos demos muito bem. Mas um momento de crise deflagrou algo que estava engasgado. Seria uma farsa aquele comportameto?
Fiquei com raiva, chorei, escrevi mensagens desaforadas. Dediquei-me à recitação do mantra “nammyohorengekyo”. Tudo na busca por equilíbrio e maior entendimento das coisas. Refleti muito antes de recebê-lo em minha casa. Pensei nos momentos bons que dividimos, no quanto aprendemos um com o outro. Quando ele chegou à minha casa, a conversa fluiu e eu consegui enxergar a visão dele sem qualquer vestígio de brigas. Foi um diálogo que refletiu o tanto que gostamos e respeitamos um ao outro.  Mas também me fez repensar algumas coisas. Ampliou nossos horizontes e fortaleceu nossa amizade. Bons amigos não são apenas companheiros. Eles nos fazem crescer.
Esse acontecimento reforça minha teoria do poder do diálogo. A abertura e flexibilidade devem vir de ambos os lados. É a partir desses elementos que forjamos o nosso caráter. Assim, pude desfrutar a felicidade conquistada no presente. O passado não me trava mais. O asperger precisa encontrar um meio de se expressar, de ouvir e ser ouvido!
*Victor Mendonça, 18 anos, asperger diagnosticado aos 11, é escritor, palestrante e estudante de jornalismo pelo UniBH. Escreve para o Tudo Bem Ser Diferente com a coluna Mundo Asperger. Mantém coluna semanal homônima na WebrádioUniBH, com veiculação às terças feiras. É apresentador, ao lado da jornalista Selma Sueli Silva, do Canal Mundo Asperger no Youtube, cujo link é https://www.youtube.com/channel/UCqF3BLbPXpNGNgsV3oJvDlw. No jornalismo impresso, atua como colunista e repórter da Revista “Estrada da Serra”, publicação da Manduruvá Editora. Autor do livro “Outro Olhar - Reflexões de um Autista”. mundoaspergervictormendonca@gmail.com https://www.facebook.com/omundoasperger?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário