quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Curso de Jurado de Bateria para Pessoas com Deficiência Visual - Carnaval 2012















(descrição foto: deficientes visuais que estão fazendo o curso de formação de jurados no quesito bateria estiveram no ensaio da grande campeã do carnaval de São Paulo de 2011, a tradicional escola de samba Vai-Vai.)


Desde agosto de  2011, um animado grupo participou do primeiro curso de formação de jurado de bateria, especialmente criado para pessoas com deficiência visual. A capacitação, de três meses, foi idealizada pela União das Escolas
de Samba Paulistanas, com o objetivo de formar avaliadores que se concentrem exclusivamente no som e ritmo produzido pelas escolas, sem o risco de serem influenciados por atributos visuais.
O treinamento teve três etapas: na primeira, os participantes receberam aulas teóricas de percussão; na segunda, partiram para as aulas práticas; e na terceira, o aprendizado é das técnicas para avaliação que serão usadas durante os desfiles.
A iniciativa
A parceria entre e a Uesp e a São Paulo Turismo foi inspirada no projeto "Carnaval Paulistano: Só Não Vê Quem Não Quer", que levou 45  pessoas com deficiência visual para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os bastidores dos desfiles do Carnaval Paulistano de 2011.
Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, destacou a importância do projeto."Temos desenvolvido diversos projetos para tornar o Carnaval uma festa ainda mais acessível. Projetos como esse são importantes não só porque agregam ainda mais qualidade ao evento, mas também porque fazemos da nossa cidade mais criativa e mais inclusiva, estimulando as potencialidades de todos."
Para o presidente da Uesp, Kaxitu Ricardo Campos, o curso é mais uma iniciativa que tem tudo para fazer história no Carnaval brasileiro."A União das Escolas de Samba Paulistanas, com quase 40 anos de existência, tem um trabalho constante de aprimoramento do Carnaval e acreditamos que em breve os deficientes visuais estarão presentes nos desfiles de carnaval de todo o Brasil".
Além das aulas na Uesp, os alunos recebem um CD especialmente desenvolvido para o curso, com faixas que explicam e exemplificam o que deve ser considerando para a avaliação de uma boa bateria de escola de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário