segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Tempero Brasileiro nas Paraolimpíadas

(foto ilustrativa: paratletismo cadeirantes)
A Delegação Brasileira Paralímpica terá uma nutricionista à disposição durante a aclimatação e durante a participação nos Jogos de Londres 2012. Uma das preocupações é que os atletas não sintam a distância do Brasil, já que ficarão um mês fora de casa. Serão quinze dias em Manchester e quinze dias em Londres.Um tempero brasileiro pode fazer a diferença. Uma equipe do Comitê Paralímpico visitou Manchester para planejar toda a operação. Visitas as instalações de treinamento, hotéis adaptados e até um bate-papo na cozinha. A equipe também localizou fornecedores de alimentos “brasileiros” e já fechou a presença de um chefe de cozinha brasileira. Edilson Tubiba, diretor técnico do CPB e chefe de missão da delegação brasileira em Londres, informou que a aclimatação, visando aos jogos de 2012, será feita por atletas de 17 modalidades. Menos o hipismo (que será na França) e a vela. Será a primeira vez que uma delegação inteira vai estar junta. Pensamos em tudo para Londres 2012. Desde a alimentação, já que teremos cozinha própria, à assinatura de TV brasileira (Globo Internacional). Os atletas ficarão bem à vontade em Londres”, previu Tubiba. Nós conversamos com a nutricionista da delegacão paraolímpica, Flávia Albuquerque, para saber como sera toda a preparacão.
Como está sendo montada a dieta dos atletas que vão competir?
A atual administração do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fez todo o planejamento visando oferecer aos atletas a melhor estrutura durante a aclimatação em Manchester, antes das Paralimpíadas de Londres. Para isso 17 modalidades ficarão juntas, num confortável hotel, onde teremos nossa própria cozinha e levaremos uma chef de cozinha brasileira. O cardápio para a etapa de aclimatação foi montado de acordo com os ítens que o hotel utiliza, diariamente, e ainda mais o arroz e o feijão brasileiros. O modo de preparo de cada prato será com o nosso tempero! Além da qualidade das preparações, a variedade também foi pensada. Teremos carne bovina, peixes e frango, legumes, verduras e frutas variadas. A proposta é evitar as mudanças de consumo habitual de alimentos durante as viagens, o que pode contribuir negativamente para o desempenho e performance dos atletas. Durante a Paralímpiada, os atletas serão orientados de acordo com as preparações que serão servidas no restaurante da vila. Receberão orientação quanto a quantidade, principalmente as modalidades que passam por pesagem, como o judô e o halterofilismo. Também pensamos no horário de alimentação, levando-se em consideração o horário da competição, alimentação adequada pré e pós evento e hidratação.
Quais as maiores preocupações com essa alimentação longe de casa?
Além de não terem a disponibilidade de adquirir alimentos habituais em sua dieta, alguns atletas consomem em excesso lanches gordurosos e altamente energéticos, que podem causar aumento de peso e percentual de gordura. O fuso horário também pode afetar o desempenho dos atletas. A idéia é tentar manter a rotina de horários das refeições e suas quantidades. Deve-se evitar também o consumo de alimentos que nunca foram ingeridos antes e preocupar-se com a eventual contaminação de alimentos e água, a fim de evitar algum episódio gastro-intestinal, como diarreias, náuseas e vômitos.
Sabemos que em dia de competição existe uma alimentação mais específica, como é feita?
As necessidades energéticas vão depender da intensidade, duração e tipo de exercício. Devemos levar em consideração que o atleta precisa consumir uma grande variedade de alimentos, a fim de conseguir todos os nutrientes necessários; ingerir uma dieta de alto teor de carboidratos de baixo índice glicêmico (pré-evento) e com baixo teor de gordura; consumir carboidratos antes e depois de exercícios de longa duração para manter o estoque de glicogênio adequado; consumir proteína em quantidade adequada com a intensidade dos exercícios; hidratar-se de forma correta; não esquecer do consumo de vitaminas e minerais, principalmente os antioxidantes. A refeição pré-competição tem papel relevante, pois evita a fome antes e durante o exercício; mantém a adequada hidratação; fornece quantidade adequada de energia para o trabalho muscular durante o exercício. O atleta nunca deve competir ou treinar em jejum. A refeição pré-competição deve ser realizada de 2 a 3 horas antes do início do evento.
Que tipo de cuidados na alimentação um atleta deve fazer depois das competições?
Na fase pós-treino, o atleta deve consumir carboidratos de alto índice glicêmico, pois favorecem a recuperação muscular, como as bebidas hipertônicas com glicose e sódio. A recuperação muscular, a resposta do sistema imunológico, a reposição dos estoques de glicogênio e o aumento da massa muscular dependem do adequado aporte energético. Pode-se consumir frutas com alto índice glicêmico, sanduíches recheados com proteínas magras como queijo branco e carnes brancas, iogurtes, salada de frutas, geleias de frutas; alimentos ricos em carboidratos como pães e massas ajudam a repor os estoques de energia; proteínas podem ser repostas através de leite ou derivados. Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos após o exercício físico. Esta reposição deve ser realizada logo após o treino ou competição e após a hidratação, para que não prejudique a reposição dos estoques de glicogênio. Os atletas podem optar também por sachês de mel, sucos de frutas, barrinhas energéticas, frutas secas e biscoitos.
Qual a importância do carboidrato dentro da dieta das competições?
Os carboidratos são essenciais no fornecimento de energia para os músculos e sistema nervoso, mesmo considerando as diferentes modalidades. Desempenham papel essencial na função energética sendo fundamentais para a melhora no desempenho e na performance do atleta. Infelizmente grande parte dos atletas não consomem a quantidade ideal de carboidratos em sua dieta. Devemos também levar em consideração o tipo de carboidrato a ser ingerido bem como o seu índice glicêmico. Antes do treino os alimentos ingeridos devem possuir índice glicêmico baixo ou moderado, evitando a hiperglicemia. Após o treino, os alimentos devem ter elevado índice glicêmico que auxiliam na síntese de glicogênio. As bebidas esportivas que contêm carboidratos em sua composição auxiliam tanto na hidratação como na reposição de sais minerais perdidos durante o exercício.
A boa alimentação é um forte aliado para se chegar a vitória, como fazer para conscientizar os atletas desta importância?
É sabido que o bom desempenho dos atletas envolve a genética, o treinamento e a nutrição. Procuro sempre montar cardápios com preparações variadas, sem molhos ou cremes, sem gorduras, com carnes grelhadas e/ou assadas, com muitas saladas e legumes, durante as competições nacionais e regionais. Desta forma, eles percebem que a alimentação de uma atleta é balanceada e saudável. Alguns atletas já seguem as orientações de forma tranquila, pois já tem a consciência da sua importância para o seu desempenho físico. Palestras também são bem recebidas e os atletas aproveitam para tirar as dúvidas. No momento de um atendimento individualizado é possível esclarecer a importância da alimentação e conseguir fazer com que o atleta assimile o conceito. Uma grande preocupação esta no uso dos suplementos que só devem ser usados quando realmente necessários e com a devida orientação, pois pode ocorrer a valorização inadequada desses recursos.
fonte: Macarraoenergia

Nenhum comentário:

Postar um comentário