terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bolsa Atleta investe em mais 23 atletas paraolímpicos em 2013

(descrição imagem: logomarca ilustrativa, para bolsa atleta)

O programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, que auxilia financeiramente esportistas por 12 meses, escolheu 4.992 nomes na primeira lista de 2013, em 55 modalidades olímpicas e paraolímpicas. O número apresentado na sexta-feira (15) retrata o aumento dos atletas paraolímpicos, que cresceu de 1.184 para 1.207. No geral, o número representa um aumento de 17,7% em relação aos 4.243 atletas, de 53 modalidades atendidos em 2012.
De acordo com o anúncio, dos 441 atletas (259 olímpicos e 182 paraolímpicos) que foram para Londres, 313 (71%) estão nesta nova lista que contempla 55 modalidades.
Desde sua criação, em 2005, mais de 18 mil bolsas foram concedidas nas categorias de base, estudantil, nacional, internacional e olímpico e paraolímpico. O programa visa custear treinamento e a aquisição de equipamentos para pessoas que tiveram bons resultados em jogos, principalmente nas modalidades com pouca visibilidade e recursos privados. Desde o ano passado, os atletas beneficiados podem receber outro patrocínio, o que permite o acesso de nomes consagrados e contratos de apoio privado de menor porte ou para períodos mais curtos.
Pela primeira vez, o Bolsa Atleta atende todos os 26 estados e o Distrito Federal. Em 2012, o Acre não contou com atletas contemplados – neste ano, são 10 representantes do estado. O número de mulheres contempladas cresceu: são 1.981 nesta nova lista e 1.744 na anterior. Os contemplados nas categorias estudantil (211) e de base (176) somam 387 atletas.
Para se tornar bolsista, o escolhido precisa assinar o termo de adesão, enviar a documentação requerida e informar o número da conta bancária na Caixa Econômica Federal. O critério de escolha é a pontuação obtida nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações e Olimpíadas Escolares e nos Jogos Universitários (no caso da categoria estudantil) – sem levar em conta a renda. A lista foi publicada na edição da última sexta-feira (15) do Diário Oficial da União e pode ser conferida na página do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br).
O Ministério do Esporte abrirá novas inscrições para modalidades olímpicas e paraolímpicas para contemplar os resultados esportivos de 2012, pois a previsão de investimento no programa neste ano é de R$ 180 milhões. Além de duas concessões das modalidades olímpicas e paraolímpicas e as duas das não-olímpicas. Nesse montante também está prevista a Bolsa-Pódio deste ano.
Pela lei, no mínimo 85% dos recursos do programa Bolsa-Atleta devem ser destinados a bolsas em esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. As inscrições para bolsas das modalidades não-olímpicas (panamericanas e outras) serão abertas nas próximas semanas.
Programa de patrocínio é o maior do mundo
O Bolsa-Atleta é o maior programa de patrocínio individual de esportistas de alto rendimento, que obtêm bons resultados nas competições nacionais e internacionais. Desde 2010, o Ministério prioriza a concessão das bolsas para atletas de esportes dos programas olímpico e paraolímpico, aos quais são destinados 85% dos recursos orçamentários.

O Bolsa-Atleta atende esportistas que tenham obtido bons resultados, independentemente de sua condição econômica. O atleta necessita obter bom desempenho (primeiro, segundo ou terceiro lugar) nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações de cada esporte. Para ter inscrição assegurada, basta cumprir os requisitos legais para cada categoria do benefício, e manter-se em treinamento e competição.
O programa visa garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento esportivo para desenvolver seu rendimento e participar de competições locais, sulamericanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. A meta é tornar o Brasil uma potência olímpica a partir dos Jogos Rio 2016.
(FONTE: Assessoria de Comunicação Social SDH,  com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

Nenhum comentário:

Postar um comentário