terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SDH entrega Centrais de Interpretação de Libras para cerca de 25 estados

(descrição da imagem: Alfabeto Braille)
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, e o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, participam do ato de entrega das Centrais de Interpretação de Libras (CIL) para 25 estados. O evento ocorre nesta terça-feira (26), em Brasília.
O objetivo das centrais é garantir o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação; facilitar/viabilizar seu acesso a serviços públicos e informações diversas e ampliar a comunicação e interação entre ouvintes e surdos.
As centrais serão entregues mediante assinatura de termo de doação entre a SDH e os gestores estaduais, destacando o compromisso de colocar o serviço em funcionamento em até 120 (cento e vinte) dias a contar da data de assinatura do referido termo. Cada cidade contemplada receberá um kit unitário para implantação das centrais, composto por mobiliário, equipamentos de uso interno e veículo para o atendimento presencial.
O ideal é que a UF disponibilize em seu portal um ambiente próprio de conversação (semelhante aos serviços de atendimento ao cidadão/cliente – SAC) para os atendimentos virtuais realizados pelas Centrais de
Interpretação da Libras – CIL, sendo possível, porém, que isso seja feito também via MSN ou redes sociais, mas com grau menor de sigilo/segurança e confiabilidade.

De acordo com o Censo 2010, existem no país aproximadamente dois milhões de pessoas com deficiência auditiva severa. A adesão ao convênio de fornecimento das centrais é facultativo aos estados. A Central deve estar vinculada à prefeitura, ministérios públicos estaduais, secretarias estaduais, ou ONG’s do segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário