segunda-feira, 20 de maio de 2013

CPB E CBDN firmam parceria para desenvolver o esporte paralímpico na neve


André Cintra e Fernando Aranha tentarão vaga nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014
Descrição imagem: André Cintra e Fernando Aranha tentarão vaga nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) anunciam na noite desta segunda-feira, 20, em São Paulo, uma parceria inédita entre as duas entidades. Os respectivos presidentes, Andrew Parsons, do CPB, e Stefano Arnhold, da CBDN, estarão presentes na cerimônia.
O objetivo do novo acordo é desenvolver o esporte paralímpico de inverno no Brasil, até o momento sem participação brasileira nos Jogos. O CPB dará apoio financeiro às iniciativas da CBDN, que fará, entre outras coisas, avaliações dos atletas do país com potencial para ser direcionado ao desporto na neve. A expertise do Comitê em Jogos Paralímpicos e no universo paralímpico internacional também será passada à CBDN.
“Abrimos mais uma oportunidade para que os deficientes físicos do país possam praticar esporte de alto rendimento. Nosso primeiro objetivo, claro, é classificar atletas para Sochi-14, e marcar a estreia do movimento paralímpico brasileiro nos Jogos de Inverno. Mas, para os Jogos de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, pretendemos ampliar o número de representantes do nosso país ”, explica Andrew Parsons, presidente do CPB.
Atualmente, dois brasileiros tentam vaga em Sochi-14: André Cintra (snowboardcross) e Fernando Aranha (cross country). Cintra já está praticamente garantido nos Jogos, pois ocupa o 19º lugar na lista (são 32 vagas). O snowboarder, que compete na classe SB-LL – para atletas com deficiência nas pernas, amputações acima do tornozelo, rigidez no tornozelo ou joelho e fraqueza muscular -, ainda tem pela frente uma etapa da Copa do Mundo, na Nova Zelândia, em agosto, para sacramentar a ida à Rússia.
Enquanto isso, Fernando Aranha, que foi o primeiro brasileiro a representar o Brasil em competições oficiais adaptadas na neve, tem até fevereiro de 2014 para conseguir o índice de 180 pontos no cross country e se classificar para Sochi.
(fonte:  CPB)
(Fonte: CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário