segunda-feira, 20 de maio de 2013

Minas domina quadro de medalhas na etapa Centro-Leste do Circuito Paralímpico Loterias Caixa



2atle

Descrição imagem: Jônatas Barbosa, da ABC-DF, participa do arremesso do peso na classe F35

Com 131 medalhas de ouro no atletismo e na natação, o estado de Minas Gerais terminou em primeiro lugar no ranking geral do Circuito Regional Centro-Leste Caixa Loterias. A competição se encerrou na manhã deste domingo, em Uberlândia, e contou com a participação de mais de 500 atletas de oito estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, além do Distrito Federal, que competiram no campo e na pista do Sesi e na piscina do Praia Clube.
Na natação, os donos da casa foram os grandes campeões. Representados por nove clubes e associações, os mineiros conquistaram 50 medalhas de ouro. O segundo lugar ficou com o Espírito Santo (28 ouros) e, o terceiro, com Goiás (26 ouros).
No atletismo, a equipe Minas Olímpica Uberlândia foi a associação que mais ouros conquistou. Foram 36 primeiros lugares, de um total de 81 ouros para as entidades do Estado só na modalidade.
O gerente nacional das Loterias Caixa, Edilson Carrogi, acompanhou as provas de perto. “O que eu vi foi uma grande interação entre os atletas de diversos estados do país. A Caixa Loterias se sente orgulhosa em participar deste projeto que consegue realizar o sonho de muita gente”, afirmou.
Entre as atletas que ajudou Minas Gerais a ficar em primeiro está Maria Dayanne. Representando o Praia Clube de Uberlândia, ela teve quatro medalhas de ouro na classe S6. Nos 100m livre, a potiguar foi a mais rápida com o tempo de 1min42s66. Na prova dos 100m costas, a nadadora conseguiu a marca de 1min5235. Já nos 50m livre, Dayane fez 46s30. Detentora do recorde brasileiro dos 50m borboleta, ela também ganhou o ouro com 45s97, dois segundos acima da sua marca.
A família Paiva também fez bonito no Triângulo Mineiro. Irmãs gêmeas, Fernanda e Marina nasceram com problema de visão. Elas competiram na classe S12, baixa visão, e dominaram as provas disputadas pela AAISR, de Belo Horizonte. No sábado, 18, Fernanda ganhou ouro nos 100m livre, 100m costas e 50 livre, e a sua irmã ficou em segundo lugar nas mesmas provas. Já no domingo, as duas inverteram as posições. Marina ficou em primeiro lugar nos 100m borboleta e 100m peito e a sua irmã ficou com a prata.
O último dia de atletismo consagrou o jovem Jônatas Bernardo Barbosa. Natural de Paracatu (MG), o atleta representa a ABC-DF, e encerrou a participação no Circuito com um ouro no arremesso de peso, classe F35. Com a marca de 8.76m, Jônatas deixou para trás o quase xará Jonathan Bento Gamarra, que fez 8.10m.
A medalha deste domingo somou-se a outras duas – outro ouro e uma prata – conquistadas no sábado, no lançamento de disco (F35) e nos 100m (T-35), respectivamente. O primeiro lugar no lançamento, aliás, veio junto a uma quebra de recorde nacional. A marca anterior, de 28m84 pertencia ao próprio Jônatas. Mas, em Uberlândia, ele se superou e fez 29.46m.
“Foi a minha terceira quebra de recorde em três anos. Comecei no atletismo, mas mudei para natação por um tempo. Voltei para as pistas e para as provas de campo no ano retrasado e tive uma boa evolução desde então”, comemorou. Jônatas teve paralisia cerebral que ocasionou dificuldade motora nas pernas.
No último dia de competição houve seis quebras de recordes no atletismo. Destaque para os 10 mil metros na classe T13. Aniceto Antonio dos Santos fez o tempo de 32min48s19, quebrando o recorde que era de 2005.
Uberlândia marcou o fim das etapas regionais do Circuito Caixa Loterias. A partir de junho, serão disputadas as etapas nacionais. A primeira será nos dias 8, 9 e 10 de junho, em São Paulo. Fortaleza e Porto Alegre sediarão as outras duas etapas, no segundo semestre.
(FONTE: CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário