segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Atleta cruza país pelos cadeirantes

De bicicleta, Geraldo de Souza Castro já fez várias excursões com o objetivo de melhorar o mundo

Descrição imagem: dedicação. José Geraldo, o Zé do Pedal (centro), em Boa Vista (RR), no início de sua nova jornada
Acostumado a pedalar mundo afora, o mineiro José Geraldo de Souza Castro, conhecido como Zé do Pedal, iniciou na última segunda-feira mais uma viagem em prol de uma causa social. Desta vez, ele caminhará por 327 cidades em 20 Estados, levando uma cadeira de rodas como manifesto em defesa dos direitos dos cadeirantes, ele cruzará o Brasil de norte a sul. O ponto de partida foi a cidade de Uiramutã, na divisa de Roraima com a Venezuela, e o final será no Chuí (RS), em fevereiro de 2015, totalizando 10.700 km e 150 milhões de passos.

“A ideia do projeto nasceu em junho de 2008, durante a viagem rumo a Joanesburgo, quando, na passagem pela cidade de León, escutei uma voz feminina dizendo ‘no puedo’ (não posso). Era uma jovem em uma cadeira de rodas tentando subir um pequeno passeio de 15 cm de altura. A cena me chocou e comecei a refletir sobre a situação das pessoas com necessidades especiais”, disse Castro.
Essa não é, porém, a primeira campanha do atleta. Ele começou suas “excursões” na Europa, durante a Copa de 1982, em Barcelona, e já pedalou para divulgar campanhas internacionais de combate a doenças, para chamar a atenção de governantes sobre a condição subumana de crianças nordestinas, sobre a poluição do ro São Francisco e até mesmo pela poluição das águas internacionais.
Fotógrafo, ativista, técnico em turismo e ambientalista, durante a “Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas” Zé do Pedal terá, pela primeira vez, companheiros: o estudante de engenharia elétrica Adilson Pereira dos Santos Júnior, 24, e o engenheiro mecânico Vinicius Matsumoto, 24.
(fonte: O Tempo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário