sábado, 8 de outubro de 2011

CCBB de SP exibe mostra de filmes sobre deficiência













(descrição da foto: Cena do filme "Grito Apaixonado", um dos que estarão na mostra)

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo está exibindo até o dia 16 de outubro, a quinta edição do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência - o "Assim Vivemos". O evento traz programação de 28 filmes que instigam uma reavaliação do que a sociedade pensa sobre as pessoas com deficiência e suas possíveis limitações.
Desde a sua criação – em 2003 – o evento conta com uma infraestrutura focada na acessibilidade, com catálogos em Braille, interpretação em LIBRAS, legendas closed caption, salas com acesso a cadeirantes e audiodescrição.
A mostra nasceu quando os curadores Lara e Gustavo, então estudantes de cinema da UFF, fizeram um curta sobre um casal de deficientes visuais. O filme foi selecionado para o festival alemão Wie Wier Leben (Como nós vivemos). Assim, brotou o desejo de trazer ao Brasil um evento que desse aos brasileiros o mesmo impacto tido entre o público alemão. Em 2003, ocorreu a primeira edição do festival, que gerou a criação do programa televisivo "Assim Vivemos", na TV Brasil.
Quatro debates também fazem parte da edição 2011 do festival, que já passou por Brasília e pelo Rio de Janeiro. Serão discutidos temas como Surdez e implante coclear; Síndrome de Down – trabalho e vida adulta; Deficiência visual e acessibilidade; Educação Inclusiva. A programação completa pode ser vista no site oficial do Festival, em http://assimvivemos.com.br/programacao/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário