sexta-feira, 8 de julho de 2011

AUDIODESCRIÇÃO NA TV BRASILEIRA

Em 20 de junho foi  anunciado oficialmente, em Brasília, a portaria que implementa o recurso da Audiodescrição na TV Brasileira. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira.  
A Portaria nº 188 entra em vigor a partir do dia 1º de julho, estabelecendo que as emissoras de televisão com sinal digital terão que apresentar o recurso da audiodescrição nas programações por pelo menos duas horas semanais. Entende-se por audiodescrição toda a narração, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e quaisquer informações adicionais que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão desta por pessoas com deficiência visual e intelectual.O recurso da narração deve estar disponível na função SAP (Programa Secundário de Áudio). Os filmes, documentários e programas transmitidos em outro idioma, também terão que ser integralmente adaptados, com dublagem do diálogo ou voz do narrador.    
(Fonte: Secretaria de Direitos Humanos - Governo Brasileiro)
Confira o vídeo do Programa Fantástico, Rede Globo, apresentando a programação da emissora que utilizará o recurso da autodescrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário