sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EM BH, MARIA ARTE E OFÍCIO RESPEITA A INCLUSÃO

















(Descrição foto: Maria Arte e Ofício e crianças integrantes de uma das turmas da Escola)

O espaço Maria Arte & Ofício, fundado há vinte anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, é uma escola de artes onde são desenvolvidas variadas atividades culturais correlacionadas com as artes manuais. Os cursos objetivam contribuir para a formação global do indivíduo, atendem os públicos infantil, adolescente e adulto e harmonizam, com base em atividades artísticas, aspectos cognitivos, comportamentais, emocionais e motores. Por meio desse “fazer”, o indivíduo se reconhece e também fortalece sua identidade, sua auto-estima, sua criatividade e plasticidade, aumentando suas potencialidades para os desafios e as conquistas da vida. O Maria Arte & Ofício possui uma equipe composta por profissionais ligados à área de Artes Aplicadas, Terapia Ocupacional e Belas-Artes, e está instalado numa casa repleta de verdes, sol e amplidão. Localizado no Sion Funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Além de ser reconhecido como escola de artes, é espaço de referência na pesquisa e na preservação do bordado e de sua história.

Maria Arte e Ofício valoriza a inclusão de portadores de deficiência, que também desfrutam os benefícios da Escola, em um ambiente de integração e respeito notáveis.  

Fundadora do Maria Arte & Ofício, empresária e idealizadora da filosofia diferenciada aplicada nos cursos desde 1989 Pós-graduada em Design e Cultura pela Universidade Mineira de Educação e Cultura (Fumec), atualmente cursa disciplinas isoladas do Mestrado em História, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde busca fundamentação teórica para sua pesquisa sobre a história do bordado e seu desenvolvimento artístico e sociocultural. Ministra a palestra A Linguagem do Bordado: um percurso na história e na cultura, resultante de suas pesquisas. É professora do Curso de Formação Global da Criança e do Adolescente e professora do Curso de Bordados para adultos.Restauradora e, também, pesquisadora da técnica do bordado desde 1980, é responsável pela avaliação e seleção das peças doadas para o Acervo de Bordados Maria Arte & Ofício, disponibilizando-as para exposições abertas ao público.Fundou o projeto social “Grupo Meninas do Cafezal” que, mediante a prática de bordar, trabalha cidadania, profissionalização, cultura e autoestima de mulheres de baixa renda da Favela do Cafezal em Belo Horizonte (Aglomerado da Serra). Atualmente, Maria do Carmo supervisiona esse grupo, uma vez que as integrantes já se encontram em processo de independência e buscam uma sede própria.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça: MARIA ARTE E OFÍCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário