sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

No Haiti, Maria do Rosário discute cooperação para pessoas com deficiência

Como parte das atividades da agenda no Haiti, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, visitaram nesta quinta-feira (02) o secretário de Estado da Integração da Pessoa Portadora de Deficiência do Haiti (SEIPH), Gérald Oriol Jr.
Durante o encontro, Maria do Rosário reforçou a importância da Cooperação Técnica entre a SDH/PR e o governo haitiano, que tem por objetivo fomentar e qualificar o diálogo sobre os direitos das pessoas com deficiência, fortalecendo agentes governamentais e não-governamentais, compartilhando melhores práticas, realizando intercâmbio e troca de experiências no âmbito dos direitos humanos.
“Consideramos fundamental esta cooperação de políticas públicas por compreender que é um excelente passo em busca de melhores condições de vida para a população haitiana”, afirmou Rosário.
Ainda no Haiti, a ministra foi recebida pela coordenadora nacional da organização não-governamental Solidarite Fanm Ayisyen (Solidariedade com as Mulheres Haitianas - SOFA), Lise Marie Dejean. Na ocasião, foi apresentada pauta de reivindicação, solicitando apoio do governo brasileiro para enfrentamento de diversas violações sofridas por mulheres haitianas.  A ministra acolheu as reivindicações e destacou a importância do trabalho empreendido pela sociedade civil no fortalecimento de uma rede de garantia de direitos humanos, colocando-se à disposição para contribuir para o estreitamento dos laços entre os movimentos sociais haitianos e brasileiros.
No fim do dia, Maria do Rosário visitou o ministro F. Richel Lafaille, do Ministério de Assuntos Sociais e do Trabalho (Ministère des Affaires Sociales et du Travail).  Na oportunidade, Lafaille apresentou diversas preocupações com a estruturação da política de inclusão social no Haiti, sobretudo com a situação de quase 10 mil crianças órfãs em alto estado de vulnerabilidade social. Destacou ainda projetos referentes à construção de dois grandes centros social profissional para crianças, adolescentes e jovens nesta situação.
“O Brasil está receptivo a contribuir para o diálogo com governo e sociedade civil haitianos, na construção de políticas públicas voltadas não só para as pessoas com deficiência, como para crianças e adolescentes”, afirmou Rosário.
Ao término das atividades, a ministra embarcou para o Brasil, designando o secretário Antonio José, como responsável, pela articulação das ações de cooperação técnica sobre pessoas com deficiência entre a SDH e o governo haitiano.

(fonte:  Secretaria de Direitos Humanos - Brasil )

Nenhum comentário:

Postar um comentário