quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Chapada dos Guimarães ganha a primeira trilha para deficientes visuais do País














(descrição imagem - deficientes visuais seguem pela trilha recem-inaugurada)

Os portadores de deficiência visual terão mais uma alternativa para curtir as belezas naturais e o clima de aventura na Chapada dos Guimarães. O Vale da Bênção acaba de ganhar uma trilha de 440 metros adaptada para esse público. O caminho na mata nativa é demarcado por cordões e sinalização tátil. Os visitantes podem tocar as árvores e ler informações em braile sobre a vegetação e o percurso.
O novo produto do “Espaço Chapada Aventura” foi lançado no dia 08 de novembro, com a participação de um grupo de portadores de deficiência visual do Centro de Apoio a Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). Acompanhados por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo (Sedtur) e do Sedrae, os participantes vão testar a trilha, que é a primeira do gênero em Mato Grosso e no País.
A pista adaptada é um dos 18 produtos do projeto Formatação de Produtos Turísticos, implementado pela Sedtur em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Chapada dos Guimarães. A iniciativa busca melhorar a competitividade turística do município e consequentemente de Mato Grosso.
“Essa trilha tem um grande papel social, pois ela proporciona a acessibilidade em um dos pontos turísticos mais importantes do Estado, que é a Chapada dos Guimarães. Essa é a primeira trilha para deficientes visuais de Mato Grosso e nossa intenção é construir outras, como por exemplo, do Pantanal”, comentou a secretária de Turismo, Teté Bezerra.
As adaptações da pista seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço Turístico Chapada Aventura trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas e faz parte do Programa Aventura Segura do Sebrae de Mato Grosso, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e Sedtur.
Além da estrutura para deficientes visuais, o Espaço tem pista de arvorismo, estação de rapel, tirolesa, trilhas ecológicas, arco e flecha, paintball, campo de vôlei e locais para alimentação e higiene. Os proprietários do local e os parceiros da iniciativa querem obter a certificação de segurança e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia Normatização Qualidade Industrial (Inmetro).
É necessário agendar visitas, antecipadamente,  pelo site www.chapadaaventura.com.br ou pelo telefone (65) 9224-1690, pois um guia é disponibilizado para acompanhar o percurso.
(foto SECOM-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário