terça-feira, 29 de novembro de 2011

PERFIL: DANILO MONTEIRO CELESTINO - SUPERAÇÃO NA PISCINA, NA MÚSICA... NA VIDA!




















Devido a descolamento de retina, percebido aos 9 meses de vida, Danilo perdeu a visão direita aos 7 anos de idade e a esquerda aos 10 anos de idade.
Ainda com as dificuldades de adaptação e inclusão, provenientes do novo estado, persistiu nos estudos.  Filho de mãe diarista e pai operador de máquinas siderúrgicas, aposentado, Danilo e sua única irmã, sempre lutaram com empenho para manter-se nos estudos, ambos tendo concluído o ensino médio.

Aos 12 anos, Danilo começou a praticar Natação (gratuitamente), no Instituto São Rafael, com o objetivo inicial de fugir do sedentarismo e praticar uma atividade física regular. Participou de  festivais e campeonatos amadores diversos.  Aos 18 anos, por afinidade intensa com a Natação, começou a dedicar-se profissionalmente, buscando técnicos profissionais que o acolheram em suas equipes.  Desde aí, não parou mais: foram inúmeros campeonatos nacionais, somando 90 medalhas até o presente momento. Danilo sagrou-se campeão brasileiro, nos 50m livre, em 2009 e recordista brasileiro,  nos 100m costas–piscina curta, em 2009.

Reconhecido pela sua atuação no esporte paraolímpico estadual, Danilo Monteiro Celestino recebeu das mãos do Governador Antônio Anastasia, a Medalha Santos Dumont, Grau Ouro e, posteriormente, o diploma de Honra ao Mérito, da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, por iniciativa do Vereador Fred Costa.

Paralelo à piscina formou-se em curso profissionalizante (gratuito) para deficientes de Massagem Terapêutica e Relaxante, pela PUC-Minas (2009).

Amante da música, desde a adolescência, Danilo, baterista autodidata, exerce a função na Banda de sua Igreja.

O atleta, hoje com 22 anos,  participa de até 6 campeonatos paraolímpicos oficiais, por ano, em diversos lugares do Brasil.

Danilo treina de segunda à sexta-feira, durante 5/6 horas diárias, em fase básica. Os treinos coordenados por técnicos especializados, incluem piscina, musculação e alongamento.

Ao lado do exercício diário da Natação, sentindo a lacuna destes 5 anos longe da escola, Danilo deseja vivenciar a oportunidade do estudo em Grau Superior, que lhe proporcionará aproveitamento de seu potencial e a consolidação do sonho de ser profissional, em sua outra área afim: a Nutrição. Plano para o qual busca apoio para possível início imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário