quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FAPESP e APAE de São Paulo apoiam pesquisa sobre deficiência intelectual

A FAPESP e a APAE de São Paulo assinaram, no dia 27 de agosto, um termo de cooperação para apoiar projetos de pesquisa sobre deficiência intelectual. O acordo prevê a análise e seleção de até quatro propostas de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto APAE de São Paulo de Pesquisa e Formação.

“A parceria entre o Instituto da APAE de São Paulo e a FAPESP é fundamental para nós. A organização reunirá estudiosos do mundo científico, que estarão dedicados a descobertas que melhorem, ainda mais, a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual”, afirmou Cassio Clemente, diretor-presidente da APAE de São Paulo.

As principais linhas de pesquisa do acordo são: "Genética e Biologia Molecular"; "Cognição e Desenvolvimento", "Imaginologia Cerebral" e "Neonatologia e Triagem Neonatal". As propostas deverão ser elaboradas segundo as normas do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP. Desde 2008, este Programa apoia a criação de novas linhas de investigação em instituições com tradição consolidada e a formação de novos grupos de pesquisa em temas atuais e ainda não suficientemente explorados por cientistas em atividade no Estado de São Paulo. A seleção de projetos será feita a partir do resultado da divulgação de Chamadas de Propostas, a ser elaborada pelas duas organizações.

“O acordo com a APAE de São Paulo para estabelecer em São Paulo grupos de pesquisa sobre temas avançados como cognição e desenvolvimento intelectual contribui para a inserção da ciência brasileira no mundo ao mesmo tempo em que possibilita a criação adequada de oportunidades de trabalho para cientistas de grande potencial em atuação no Estado”, diz Celso Lafer, presidente da FAPESP. “A investigação no campo definido pelo acordo coloca a ciência a serviço da ampliação do acesso à cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário