domingo, 7 de agosto de 2011

Circuito termina com três recordes mundiais e 72 brasileiros

Superação de marcas na primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA de Atletismo, Halterofilismo e Natação é reflexo da motivação da busca de vagas para o Parapan de Guadalajara
O assunto nos bastidores da primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA, disputado neste fim de semana, em São Paulo, foi o mesmo: a classificação para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro. Tanto no atletismo, quanto no halterofilismo e na natação, todos os atletas se empenharam em superar suas marcas em busca da sonhada vaga para a competição no México. O reflexo disso são os três recordes mundiais e os 72 brasileiros (36 na natação, 33 no atletismo e três no halterofilismo).

“Levaremos para os Jogos Parapanamericanos o que o Brasil tem de melhor e muitos países farão o mesmo. Para algumas modalidades, o Parapan será classificatório para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. O caminho para Londres começa aqui”, afirmou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

Durante dois dias, mais de 600 atletas brasileiros e 50 de outros países (Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia) disputaram provas de olho na classificação para os Jogos do México. A próxima Etapa Nacional do Circuito acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo, e será a última chance para conquistar a vaga no Parapan.

Na pista

Para o coordenador técnico nacional de atletismo, Ciro Winckler, o saldo foi bastante positivo.

odair recorde mundial sp
 (descrição foto: imagem de paratletas na pista de competição - atletismo) 
“O Odair conseguiu o recorde mundial nos 800m no sábado e hoje (domingo) baixou o recorde mundial nos 1.500m, conquistado por ele em janeiro deste ano, no Mundial (Nova Zelândia). Além disso tivemos revelações, como Angelo Pereira (T37), Cleiton Pereira (T46) e Marivana da Nóbrega (F35). São três atletas geração RIO 2016”, afirmou Ciro.
Além dos recordes mundiais de Odair dos Santos na T11 (perda total de visão), a jovem Mariane dos Santos, de 20 anos, fez 4.37 no salto em distância F45 (amputados e les autres – os outros). A marca anterior era de 3.85, da canadense Cole, em 1980.

“O resultado é reflexo do treinamento. Quero melhorar essa marca ainda mais. Sei que faço mais que isso e na próxima etapa (3 e 4 de setembro) irei superar”, avisou a saltadora de Barra Velha (SC).

“O resultado da Mariane foi excelente, mas infelizmente não existem tantos atletas na F45. Para ela disputar os Jogos Parapanamericanos e Paraolímpicos precisa ter o índice na classe F46, que é mais elevado”, explicou Ciro.

Revelações no halterofilismo

Concentração, força e agilidade. Com apoio da torcida, atletas de todas as regiões do País se encontraram em São Paulo para disputar a principal competição do halterofilismo. José Ricardo da Silva atravessou quase quatro mil quilômetros para quebrar o recorde brasileiro na categoria até 100kg, com 187,5kg.

O atleta da Adefa fez bonito na manhã deste domingo. O amazonense subiu à barra e tentou bater o recorde brasileiro, que era de 185kg e pertencia a Joseando dos Santos. Na tentativa, conseguiu. Fez 186kg, movimento válido pelos três árbitros. Na segunda rodada, José ousou e conseguiu se superar levantando 187,5kg, sagrando-se dono da nova marca nacional.

“O grito da vitória veio com gosto especial. Enfrentei mais de quatro horas de vôo para conseguir melhorar essa marca. Em 2007 representei o Brasil no Parapan e sonho em repetir a façanha este ano, no México”, disse o atleta.
Para o coordenador técnico nacional da modalidade, Antonio Augusto Junior, esta foi uma etapa com boas surpresas. No sábado, dois importantes recordes brasileiros foram quebrados: Ailton Clemente Silva – superou sua marca anterior em 1,5kg e levantou 117,5kg, na categoria até 52kg – e Bruno Carra – melhorou a marca anterior (que não era alterada há cinco anos) em 5kg, levantando 145kg, na categoria até 56kg. Com 22 anos, Bruno é uma das apostas da modalidade.

“O esporte vive de renovação e estamos muito satisfeitos com esta etapa, que revelou bons nomes. A próxima terá um nível técnico excelente, pois será a definição dos nomes que disputarão os Jogos Parapanamericanos do México”, lembrou Junior.

Mais de 20 recordes brasileiros na piscina

A natação encerrou a primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA com mais de 24 recordes brasileiros batidos. O desempenho dos atletas na piscina do Corinthians Sport Club reforçou o alto nível técnico da competição, que marcou a luta dos atletas por uma vaga nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara.

Para o coordenador técnico nacional da modalidade, Murilo Barreto, o resultado foi muito positivo.

“Tivemos uma competição forte e as classes estão mais competitivas. Agora temos informações para acompanhar o desenvolvimento dos atletas em relação ao ano passado. Faremos uma análise e assim teremos segurança para formar uma equipe bem forte”, explicou Barreto.

Paloma Sampaio foi um dos destaques deste domingo. A paulista bateu o recorde nacional nos 100m peito, classe SB5, com a marca de 2m13s62.

“Esperava fazer uma marca boa, mas não imaginava que seria recorde. Fiquei bastante feliz e isso dá uma animada para pensar na convocação. Tenho trabalhado muito para baixar meus tempos, mas meu maior objetivo é o Parapan”, comentou a atleta.

Recordista de medalhas em Paraolimpíadas, Daniel Dias estava muito feliz por nadar na “casa” do timão.
“Estou muito alegre por competir no Corinthians, meu time do coração. Essa competição além de ser um Brasileiro, onde estão os melhores atletas do País”, finalizou.

Os resultados das provas podem ser conferidos no site da competição:
 http://www.neocompeticao.com.br/circaixanacional1
(fonte: CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário