quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Anastasia homenageia atletas paralímpicos mineiros

Governador entregou medalhas aos esportistas de Minas Gerais que integraram a equipe brasileira nas Paralimpíadas de Londres 2012
(descrição imagem: Sete atletas e um treinador foram homenageados por Anastasia em nome de 15 esportistas mineiros)
O governador de Minas Anõnio Anastasia homenageou, nesta terça-feira (25), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, os atletas mineiros que participaram dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Sete atletas e um treinador representaram os 15 mineiros que integraram a delegação brasileira. Cada homenageado recebeu uma medalha.
“Essa é uma iniciativa muito singela, muito modesta, muito aquém do merecimento desses atletas paralímpicos que superam diversas adversidades para apresentar uma performance espetacular. Eles receberam muito mais até do que as medalhas olímpicas e o reconhecimento formal dos governos. Receberam o carinho de todos os brasileiros”, disse o governador.
Foram homenageados os atletas Izabela Campos (arremesso de peso e de disco), Carlos José Silva (atletismo), Cássio Henrique Damião (atleta-guia), Deanne Almeida (judô), Rafael Medeiros (tênis sobre rodas), Daniel Rodrigues (tênis sobre rodas) e Carlo Di Franco (tênis de mesa), além de Leonardo Flávio de Oliveira (técnico de Daniel Alves e Rafael Medeiros).
O mesa-tenista Carlo Di Franco Michell falou em nome dos atletas e disse estar realizado como esportista. Foi a sua terceira participação em Paralímpiadas e ele quer está presente nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.
“Foi emocionante sentir o clima, ver a festa em Londres e como o povo abraçou o esporte paralímpico. Para os Jogos de 2016, a preparação começa agora, com todos, setor público e privado, investindo bastante para alcançarmos resultados ainda melhores”, afirmou o mesa-tenista.
Com 43 medalhas – 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze – a delegação brasileira (182 atletas, sendo 115 homens e 67 mulheres) garantiu o recorde de medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos e o sétimo lugar no quadro geral. A meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi atingida.
“Nos Jogos Paralímpicos de Londres conseguimos muitas medalhas, colocando o Brasil em lugar de destaque. Nós mineiros nos orgulhamos muito e temos feito grande esforço a favor da questão olímpica no Estado. Inauguramos há pouco o novo centro olímpico de atletismo, que também atende aos atletas paralímpicos”, ressaltou Anastasia, lembrando que, em junho, foi inaugurada a pista de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fruto de parceria entre o Governo do Estado e a UFMG.
Três atletas que participaram das Paralimpíadas de Londres são beneficiários dos programas Bolsa Atleta e Oficina de Esportes, do Governo de Minas. Izabela Campos (Belo Horizonte) é beneficiária dos programas Oficina de Esportes e do Bolsa Atleta. Rodrigo Rosa de Carvalho Marques (Uberlândia) e Deanne Silva de Alexandre (Belo Horizonte) são do Oficina de Esportes.
Investimentos
Em 2011, O Governo de Minas criou, na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), a Diretoria de Desenvolvimento do Paradesporto, que concentrou todas as iniciativas, projetos e eventos com relação ao esporte para pessoas com deficiência. Desde então, várias ações foram realizadas, sempre tendo como base o fomento e a divulgação do esporte para pessoas com deficiência, a formação e capacitação de profissionais e o treinamento de atletas de rendimento.
Atualmente, as Oficinas de Esporte com oito núcleos específicos de Paradesporto atendem a 147 atletas nas modalidades de atletismo, natação, goalball, halterofilismo, bocha e tênis sobre rodas. Em 2011, eram três núcleos específicos e 72 atletas beneficiados.
O governador afirmou que Minas Gerais está empenhada no apoio e preparação de atletas, de forma a aumentar cada vez mais a participação de esportistas do Estado e a conquista de medalhas. Segundo ele, mais do que um dever, é uma obrigação o apoio ao esporte paralímpico.
Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, o secretário-adjunto de Estado de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, o secretário municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Roberto Rocha Tross, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
CONFIRA O VÍDEO:


(fonte Agencia Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário