segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MUNDIAL DE NATAÇÃO PARALÍMPICA - MONTREAL 2013


Washington Alves/MPIX/CPB
descrição imagem: Daniel Dias confirmou o favoritismo e avançou sem dificuldades para a final dos 50m borboleta S5
O Brasil teve uma ótima participação na primeira manhã do Mundial de Natação Paralímpica, em Montreal, Canadá. Nas etapas classificatórias, oito nadadores brasileiros se classificaram para a final e vão disputar medalhas a partir das 17h (horário local, 18h em Brasília). Entre os que já caíram na piscina, apenas dois atletas, Caio Oliveira e Ruiter Gonçalves, não avançaram para a disputa do fim da tarde.
Um dos destaques brasileiros no primeiro dia de competição foi o multimedalhista Daniel Dias. O maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas – 15, no total – confirmou o favoritismo e avançou com o melhor tempo dos 50m borboleta, S5, com 37s62. Daniel nada outras nove provas no Mundial, mas preferiu se concentrar na disputa do fim do dia. “Nem vou pensar nas outras para não cansar”, brincou o nadador.
Outra prova que merece atenção nas finais desta segunda-feira é a dos 100m livre, S10. Na disputa, que começa às 20h02 (horário local, 21h02 de Brasília) o Brasil pode fazer uma dobradinha no pódio. André Brasil e Phelipe Rodrigues chegaram à final com os 2º e 3º melhores tempos das classificatórias, respectivamente. Para Phelipe, a marca de 53s96 cravada na manhã é animadora. “É um tempo bom, porque não nadei 100%. Estou um pouco cansado porque o planejamento era passar mais fraco e voltar mais forte. Mas estou tranquilo”, comentou.
André Brasil também saiu da prova confiante. Apesar de ressaltar que os mais jovens estão aparecendo nas competições e deixando o nível da disputa mais acirrada, abriu um sorriso ao falar das chances de medalha na final. “É a minha prova, ninguém vai tirar de mim”, cravou.
Além de Daniel, André e Pheilpe, o Brasil ainda tem chances de subir no pódio em mais seis provas. A primeira brasileira a cair na piscina, Susana Ribeiro, fez a quarta melhor cronometragem da bateria dos 400m livre S6 e vai lutar por medalhas. Joana Silva, a Joaninha, marcou 47s64 e chegou à final dos 50m borboleta S5 com o terceiro melhor tempo. Nos 50m livre S4 feminino, Edênia Garcia disputará medalha depois de concluir a prova em 55s75, a sexta melhor entre oito. Ronystony da Silva ficou entre os oito melhores dos 50m livre S4 e também pode conquistar um lugar no pódio. Nos 100m livre S9, Camille Cruz fez o tempo de 1min7s58 e chegou à decisão com a sétima marca. Ítalo Pereira e Ronaldo Santos não nadaram as classificatórias, mas foram automaticamente classificados para a final dos 400m livre S7.
A participação brasileira no Mundial de Montreal é custeada por um convênio com o Ministério do Esporte. A parceria, que também financiou a equipe de atletismo em Lyon, no Mundial da modalidade, ainda abarca outras 13 modalidades.
Acompanhe a cobertura completa do Mundial de Natação Paralímpica em Montreal (#montreal2013)
- Twitter (@cpboficial)
- Facebook (facebook.com/ComiteParalimpico)
Transmissão ao vivo, a partir das 18h (Brasil), no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org.br)
Assista também a exibição, ao vivo, pelo canal Sportv 3*
Segunda-feira, 12: a partir das 18h
Terça-feira, 13: a partir das 18h30
Quarta-feira, 14: a partir das 18h35
Quinta-feira, 15: a partir das 18h30
Sexta-feira, 16: a partir das 18h45
Sábado, 17: a partir das 19h45
Domingo, 18: a partir das 19h
* Programação sujeita a alteração pela emissora.
Resultados em tempo real: http://www.paralympic.org/events/montreal-2013/live-results
(fonte: CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário