terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Nova comissão técnica de natação paralimpica inicia trabalho em semana de treinamentos com seleção principal


arquivo pessoal
descrição foto: Leonardo Tomasello será o novo treinador-chefe da seleção de natação
A natação brasileira paralímpica tem uma nova comissão técnica. Nesta semana, foram apresentados o novo técnico-chefe do Brasil, Leonardo Tomasello, o preparador físico e treinador, Henrique Oliveira, e o treinador da seleção de jovens, Felipe Silva. O trio chega para se juntar a Alexandre Vieira e Rui Menslin, que já compunham a equipe nacional. Juntos, eles iniciam o trabalho rumo aos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
Os três novos nomes da comissão técnica da natação brasileira já estão trabalhando com 21 dos 25 nadadores da seleção principal. Apresentados no domingo, 19, em São Caetano do Sul, permanecem na concentração com os atletas para avaliações e treinos até o sábado, 25.
Em 2014, Tomasello e equipe terão como os primeiros desafios os Jogos Parassul-Americanos, em Santiago, Chile, em março, e o Open Internacional, em São Paulo, em abril. Além disso, ainda vão acompanhar as principais competições do calendário paralímpico nacional: o Circuito Caixa Loterias, que é composto por quatro etapas regionais e três nacionais – neste ano, a temporada começa em Uberlândia (MG), dias 22 e 23 de fevereiro, com o Regional Centro-Leste (com competidores de Minas Gerais, Espírito Santo e os estados do Centro-Oeste).
“Nossa meta é chegar ao quinto lugar no quadro de medalhas no Rio-2016 e a natação terá um papel importante neste objetivo, por ser uma das modalidades com mais possibilidades de pódio nos Jogos. Buscamos sempre aprimorar nossos atletas com os melhores profissionais, e o Leonardo Tomasello chega com muito conhecimento para dividir, além da capacidade de desenvolver todo o potencial deles”, afirmou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional.
Tomasello, 29, era treinador da equipe de natação do Corinthians até este ano, com passagens pelo Clube Pinheiros e auxiliar de Alberto Pinto, o Albertinho (que trabalhou com o campeão olímpico Cesar Cielo e é o atual técnico do medalhista em Londres-2012 Thiago Pereira). Em 2010, Tomasello foi o treinador do multimedalhista paralímpico Andre Brasil no Mundial de Eindhoven, quando o nadador conquistou cinco medalhas de ouro e duas de prata.
Agora, na seleção paralímpica, ele substitui a Murilo Barreto, que deixou o cargo no segundo semestre do ano passado. Tomasello comandará uma seleção que conquistou 15 medalhas em Londres-2012, sendo nove de ouro, e 26 no Mundial de Montreal-2013, 11 das quais foram douradas.
Para o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, a escolha de Tomasello manterá a excelência do grupo. “Ele já havia trabalhado conosco entre 2009 e 2010, como técnico do Andre Brasil. Além disso, sempre fez um bom trabalho com equipes olímpicas em grandes clubes brasileiros por onde passou, como o Corinthians e o Pinheiros”, resumiu Tubiba.
O novo técnico-chefe sabe da meta traçada pelo CPB para os Jogos do Rio-2016 e, como está à frente de uma das modalidades que mais rende medalhas ao Brasil, sabe que precisa fazer um bom trabalho. “É uma pressão natural por estarmos cada vez mais perto dos Jogos do Rio, então temos que manter o pensamento nas medalhas de ouro”, disse Tomasello.
Tomasello pretende usar a experiência da carreira de 10 anos como treinador de alto rendimento para comandar o grupo paralímpico. “O treinamento não muda muito [entre olímpicos e paralímpicos]. Temos que adaptar mais em algumas classes, mas a filosofia é a mesma porque são todos atletas de ponta”, observou o treinador.
Outro nome novo na comissão técnica é Henrique Oliveira, que será preparador físico e treinador. Oliveira, 34, nadou durante 12 anos, e, em 2006, começou a trabalhar com nadadores de alto rendimento. Indicado por Tomasello, mostrou-se animado para participar da preparação dos principais nadadores paralímpicos do Brasil. “Tomasello me conhece como preparador físico e isso é muito bom. Já sei como ele trabalha e as nossas ideias se encaixam. Tenho certeza de que será uma boa experiência”, prevê. No Corinthians desde 2008, Oliveira, pela primeira vez na carreira, vai cuidar da preparação de atletas paralímpicos.
As promessas brasileiras também estão sob novos olhares. Felipe Silva, 30 anos, será o responsável pela seleção de jovens. Ex-treinador do tradicional Clube Paineiras, do Morumbi, em São Paulo, Felipe é treinador de alto rendimento desde 2005. “Sei que temos grandes atletas e que também temos grandes promessas, e isso me motiva para trabalhar com o Comitê Paralímpico Brasileiro. A seleção de jovens é forte e promissora, e ter um grupo assim é estimulante para qualquer treinador”, completa.
Ficha técnica
Leonardo Tomasello, técnico-chefe
29 anos
Carreira: Em dez anos como treinador de alto rendimento, já passou por Corinthians e Pinheiros, foi técnico nacional da seleção brasileira, auxiliar técnico de Alberto Pinto da Silva, o Albertinho. No esporte paralímpico, trabalhou com o nadador multimedalhista Andre Brasil no Mundial da Holanda, em 2010, quando Andre conquistou cinco medalhas de ouro e duas de prata.
Henrique Oliveira, preparador físico e treinador
34 anos
Carreira: Como nadador, representou o Santo André por 12 anos. Em 2006, iniciou a carreira como preparador físico de atletas de alto rendimento no São Bernardo, como auxiliar de Mirco Cevales. Chegou ao Corinthians em 2008 e trabalhou como preparador físico do time principal da equipe paulista.
Felipe Santos Silva, técnico da seleção de jovens
30 anos
Carreira: Foi nadador pelo Corinthians e pelo São Caetano. Começou os trabalhos como técnico de alto rendimento em 2005, no Pinheiros, e foi treinador de várias categorias, desde crianças de 9 anos até o time principal. No clube, preparou atletas que serviram a seleção olímpica principal. Atualmente, era um dos treinadores do Clube Paineiras do Morumbi, de São Paulo.

fonte: Comunicação CPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário