sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LACRE DO BEM” IRÁ DOAR 17 CADEIRAS DE RODAS PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE E PESSOAS CARENTES.



Na próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016, o projeto “Lacre do Bem”, irá realizar a doação de 17 cadeiras de rodas. Serão 15 cadeiras novas e duas cadeiras reformadas pelo Sr. Sebastião Gonçalves, vencedor do Prêmio “Bom Exemplo 2015”, realizado pela rede Globo de Televisão.
A cerimônia de entrega das cadeiras, aberta ao público, será realizada às 19h, no auditório da Fundação Getúlio Vargas – Avenida Prudente de Moraes, 444, bairro Cidade Jardim.
A Apresentação do evento será feita pela coordenadora e palestrante da Fundação Getúlio Vargas, Jacqueline Rezende.
Na ocasião serão agraciadas várias instituições de caridade, além de pessoas físicas carentes.
Para a aquisição das 15 cadeiras novas que serão doadas, foram arrecadados 5,7 milhões de lacres ou 1,5 toneladas de alumínio reciclado.
Os lacres foram arrecadados através de doações e de campanhas realizadas pelo projeto “Lacre do Bem”.

LACRE DO BEM
A campanha “Lacre do Bem” foi criada para ajudar a menina Julia Macedo, hoje com 11​ anos, a arrecadar lacres de latinhas de alumínio para trocar por cadeiras de rodas e doar para creches que cuidam de crianças com paralisia cerebral e ou mobilidade reduzida. Julia teve a iniciativa de criar essa campanha em junho de 2013, depois de se sensibilizar com a gratidão da Creche Tia Dolores – que cuida de crianças com paralisia cerebral - após uma doação feita a essa instituição. Durante uma viagem para São Paulo, Julia viu a campanha em um outdoor na estrada e decidiu fazê-la para ajudar a Creche. No início, a intenção era apenas recolher lacres das latinhas que encontrasse pelo caminho, mas foi muito difícil, pois juntar lacres não é tarefa fácil. Com determinação, Julia fazia bilhetinhos todos os dias e entregava na escola, essa atitude chamou a atenção de colegas, professores, amigos e parentes, que perceberam que Julia poderia ajudar muitas pessoas.
Depois de dois meses recolhendo lacres, Julia conseguiu juntar apenas um terço de uma garrafa pet de 02 litros, esse foi o momento mais importante da campanha. Sua mãe tentou mostrar o quanto seria difícil, no intuído de fazê-la desistir, mas ela olhava apenas a parte cheia da garrafa. Essa forma positiva e ingênua de Julia ver as coisas foi uma lição muito grande para a família e o grande motivo para dar continuidade à campanha. “Fomos à escola e pedimos auxílio à diretora, que na hora aceitou o desafio. Colocamos cartazes por toda a escola e intensificamos os bilhetinhos para todas as famílias e as doações começaram a acontecer”, disse Ivete Macedo, mãe de Júlia.
Após este episódio, o jornal Estado de Minas e a TV Alterosa publicaram a história na série “Mineiros de Ouro” e a campanha ganhou proporções que não se esperava.
Além do prêmio de Mineira de Ouro, Julia ganhou o prêmio Bom Exemplo de Cidadania em 2014, promovido pela Rede Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, FIEMG e Jornal o Tempo. Este episódio serviu para alavancar ainda mais a campanha. A partir daí foram entregues mais 51 cadeiras de rodas, contando com as doações da noite de premiação do “Bom Exemplo”, totalizando 55 (cinquenta e cinco) cadeiras no total.
Hoje a campanha “Lacre do Bem” recebe doações de lacres de várias cidades do estado de Minas Gerais e do restante do Brasil.
Julia já acumula vários prêmios e homenagens:
Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Curvelo em 30 de abril de 2014, proposta pelo vereador Laudimir Rodrigues da Silva, em reunião presidida pelo seu presidente o vereador Reinaldo Xavier Guimarães; Manifestação de Aplausos proposta pelo Deputado Wander Borges, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Moção de Aplausos proposta pelo Vereador Coronel Piccinini da Câmara Municipal de Belo Horizonte em 11 de janeiro de 2016; Julia recebeu o Prêmio Gentileza Urbana, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG); recebeu ainda homenagens e comendas de lojas Maçônicas, todas por bons exemplos prestados à sociedade, por sua solidariedade e cidadania.
Somando as 17 cadeiras de rodas que serão entregues agora dia 24 de fevereiro, serão 72 cadeiras de rodas doadas a diversas instituições de caridade e pessoas carentes.
São 7,3 toneladas ou 26,5 milhões de lacres recolhidos.
São necessárias 140 garrafas de 02 litros ou 385 mil lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral.
 Hoje além de coletar os lacres, são realizadas palestras sobre a campanha em escolas públicas e particulares,
​e oficinas​
 incentivando as doações, a solidariedade, a cidadania e sobre a importância da reciclagem para crianças e adolescentes que se sensibilizam e adotam a ideia de cultivar o bem ao próximo.

 saiba mais:  lacredobem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário