quinta-feira, 3 de março de 2016

Projeto leva pessoas com deficiência a um passeio pelo Conjunto Moderno da Pampulha



Grupo com cerca de 40 pessoas irá conhecer os equipamentos culturais da Pampulha e participar de rodas de conversa e palestras. Encontro acontece neste sábado, dia 5 de março


Os equipamentos culturais do Conjunto Moderno da Pampulha recebem neste sábado, dia 5 de março, o projeto “Belo Horizonte – Patrimônio e Acessibilidade”. Desenvolvido com apoio Fundação Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto financia e facilita o acesso de pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual aos bens culturais da cidade. Auxiliados por uma equipe de educadores, um grupo com cerca de 40 pessoas visitará o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Casa Kubitschek.

Pessoas com deficiência ainda podem se inscrever para fazer o tour junto com o grupo. Basta enviar a solicitação de inscrição para o e-mail bhpatrimonioacessibilidade@gmail.com até amanhã, dia 4. A participação é gratuita. 

Proposto e coordenado pelo fisioterapeuta Felipe Gomes Ribeiro, e produzido pela museóloga Viviane da Silva Santos, o Projeto “Belo Horizonte - Patrimônio e Acessibilidade” consiste na valorização do patrimônio cultural mineiro através de ações fortalecedoras da inclusão social pelo incentivo à cultura, voltado para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual residentes na capital mineira.

Alinhado aos programas educativos das instituições escolhidas, o projeto disponibiliza para as pessoas selecionadas, uma visita mediada e acessível, incluindo transporte, ingresso e condições de permanência, além de organizar um encontro científico contendo mesa-redonda, palestras, lançamento de livros, e apresentação artística, além de oficinas com o tema: Acessibilidade na Cultura e nos Espaços de Cultura, onde pessoas com deficiência serão convidadas a compartilhar suas memórias.

O projeto teve início no último sábado, 27/2, quando o grupo visitou os espaços culturais do Circuito da Praça da Liberdade. Após o encontro desta semana, na Pampulha, o grupo ainda irá se renuir no dia 12 de março, no Núcleo de Estudos da Cultura Popular – NECUP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário