Os Jogos Paraolímpicos são disputados juntamente com os Jogos Olímpicos e possuem legislação e terminologias próprias com bolsas de incentivo para atletas paraolímpicos. Não tão antigo quanto os Jogos Panamericanos (Buenos Aires, 1951) mas com o mesmo ideal de superação e amizade, os Jogos Parapanamericanos tiveram sua primeira edição em novembro de 1999 na Cidade do México com apenas 4 modalidades disputadas por 1000 atletas de 18 países. A modalidade paraolímpica vem se desenvolvendo a cada ano, principalmente por conta dos avanços tecnológicos e estudos científicos que permitem aos atletas portadores de necessidades especiais competirem nas mais diversas modalidades.
Em 2007, durante os Jogos Parapanamericanos, a Vila Olímpica que hospedou os atletas olímpicos foi a mesma que hospedou os atletas paraolímpicos. Isso permitiu uma maior interação dos atletas e a ideia de inclusão ficou latente na atitude do Comitê dos Jogos Parapanamericanos, que, pela primeira vez, foi o mesmo Comitê realizador dos Jogos Panamericanos. O Brasil teve seu melhor resultado nessa edição com 228 medalhas para uma delegação de 240 atletas.
A classificação funcional constitui-se em um favor de nivelamento entre os aspectos da capacidade física e competitiva, colocando as deficiências semelhantes em um grupo determinado, o que permite disputas mais equilibradas; o Comitê Paraolímpico Internacional reconhece cinco categorias de deficiência para classificar os atletas que participarão de competições: paralisados cerebrais, deficientes visuais, atletas em cadeira de rodas, amputados e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário