sábado, 29 de outubro de 2011

Jogos Parapanamericanos 2011


Os Jogos Paraolímpicos são disputados juntamente com os Jogos Olímpicos e possuem legislação e terminologias próprias com bolsas de incentivo para atletas paraolímpicos. Não tão antigo quanto os Jogos Panamericanos  (Buenos Aires, 1951) mas com o mesmo ideal de superação e amizade, os Jogos Parapanamericanos tiveram sua primeira edição em novembro de 1999 na Cidade do México com apenas 4 modalidades disputadas por 1000 atletas de 18 países. A modalidade paraolímpica vem se desenvolvendo a cada ano, principalmente por conta dos avanços tecnológicos e estudos científicos que permitem aos atletas portadores de necessidades especiais competirem nas mais diversas modalidades.
Em 2007, durante os Jogos Parapanamericanos, a Vila Olímpica que hospedou os atletas olímpicos foi a mesma que hospedou os atletas paraolímpicos. Isso permitiu uma maior interação dos atletas e a ideia de inclusão ficou latente na atitude do Comitê dos Jogos Parapanamericanos, que, pela primeira vez, foi o mesmo Comitê realizador dos Jogos Panamericanos. O Brasil teve seu melhor resultado nessa edição com 228 medalhas para uma delegação de 240 atletas.
Jogos Parapanamericanos 2011Os 4º Jogos Panamericanos acontecem na cidade de Guadalajara, México, entre os dias 12 e 20 de novembro de 2011. Um número aproximado de 1500 atletas participarão de 13 modalidades paraolímpicas. O evento é particularmente importante por servir como fator classificatório para as Paraolimpíadas de Londres 2012 e a delegação brasileira conta com 200 atletas que disputarão diversas medalhas.
A classificação funcional  constitui-se em um favor de nivelamento entre os aspectos da capacidade física e competitiva, colocando as deficiências semelhantes em um grupo determinado, o que permite disputas mais equilibradas; o Comitê Paraolímpico Internacional reconhece cinco categorias de deficiência para classificar os atletas que participarão de competições: paralisados cerebrais, deficientes visuais, atletas em cadeira de rodas, amputados e outras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário