segunda-feira, 9 de abril de 2012

Garota sem pernas completa maratona após ganhar próteses de fibra carbono


(descrição foto: Jessy Hatch, com sua medalha)
Marcada por uma trágica condição genética causada pela dependência química da mãe, a pequena Jessy Hatch nasceu com uma má formação nos membros inferiores e teve que amputar as duas pernas logo acima dos joelhos aos 11 meses.
Durante anos, a garota aprendeu a andar com próteses de pernas. Até que no final do ano passado, ela ganhou um par de próteses de fibra de carbono, similar às próteses usadas por esportistas com deficiência em competições.
Como já praticava esportes com as próteses mais pesadas e desconfortáveis, Jessy decidiu tentar correr com as de fibra de carbono. Após alguns meses de treino, a garota acaba de vencer a sua primeira maratona.
O dinheiro arrecadado com a corrida será doado para instituições que ajudam crianças como ela. Sua mãe adotiva Dawn disse ao jornal britânico Daily Mail, que Jessy é uma garota brilhante. “Ela tem uma força de vontade gigante e não desiste dos sonhos facilmente”, diz.
O casal Dawn e Hatch Aaron já cuidou de outras 23 crianças adotivas, a maioria delas com algum tipo de deficiência, assim como Jessy, causada por pais dependentes químicos.
Se correr uma maratona já é um desafio para uma pessoa com as duas pernas, para Jessy é ainda mais difícil. “Ela gasta 250 vezes mais energia do que um atleta sem deficiência”, diz a mãe adotiva. Tamanho gasto de energia impossibilitaria que a garota corresse a maratona, mas Jessy teve um tubo de alimentação inserido no estômago para ajudá-la a renovar a energia.
Longe das pistas de corrida, Jessy mantêm uma instituição chamada Jeans para Jessy, que recolhe calças jeans e outras roupas para crianças carentes. É uma lição de vida, não é mesmo?
(fonte Revista Crescer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário