sábado, 28 de abril de 2012

Oficina de dança abre espaço para deficientes

O Núcleo Dança Aberta foi fundado pela dançarina Neca Zarvos em 2007 e realiza oficinas de DanceAbility, um método de improvisação de movimento que promove a expressão artística e a interação entre pessoas com e sem deficiência.
Segundo Neca, a oficina substitui o preconceito pela troca de conhecimentos.
"Não é um trabalho específico para deficientes. Nosso objetivo é democratizar a dança e gerar a troca de experiências", diz.
"Queremos que os participantes falem com o corpo, que se expressem e se libertem de cobranças. Por isso, trabalhamos com princípios de movimentos. Os dançarinos fazem os passos como querem. Assim, a linguagem de cada corpo vem à tona."
A dançarina conta que está acontecendo a segunda oficina de DanceAbility em São Paulo.
"A primeira ocorreu em 2008, e recebeu mais de cem pessoas em dois meses. A segunda oficina começou no dia 3 deste mês e vai até o dia 29 de maio."
A oficina é dividida em dois grupos.
"O primeiro, de 15 pessoas, é fixo e tem participantes com e sem deficiência. O segundo é composto por pessoas com deficiência e acompanhantes, além de integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos esportivos ou artísticos."
Apresentações
De acordo com Neca, a oficina fará algumas apresentações. "No dia 23 de maio, haverá uma aula aberta no Centro Cultural São Paulo, na Liberdade (região central).
No dia 26 de maio, haverá uma apresentação do grupo fixo nos espaços do centro cultural", afirma.
(fonte:  Agora São Paulo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário