sábado, 18 de agosto de 2012

EFICIENCIA ESPECIAL NO JORNAL PAMPULHA

Caros amigos, compartilho a matéria publicada neste 18 de agosto, no Jornal Pampulha, sobre nosso "Eficiência Especial" e outras importâncias da minha vida.  
Agradeço à Jornalista Débora Fantini e a Milton Luiz, pela sensibilidade à causa e a vocês pela leitura da matéria e visitas ao blogia
Vale lembrar que a inclusão de deficientes é necessidade imediata e universal. Hoje, no Brasil, cerca de 500 pessoas tornam-se deficientes, a cada DIA. Quase 1/4 da população possui algum tipo de deficiência! Não dá mais para ficar fora desta. Vamos juntos. Inclusão, sempre!
  
"INCLUSÃO
Márcia Francisco
Blog sobre a realidade de portadores de necessidades especiais mantido pela jornalista e escritora celebra um ano online com a marca de 25 mil visitas
Publicado no Pampulha em 18/08/2012
Débora Fantini
(legenda foto Márcia Francisco faz uma participação como cantora no próximo álbum do músico Mêrcks Paulo, mineiro do Vale do Jequitinhonha com quem já gravou tocando saxofone - SÔNIA TOLEDO/DIVULGACAO)

Márcia Francisco faz uma participação como cantora no próximo álbum do músico Mêrcks Paulo, mineiro do Vale do Jequitinhonha com quem já gravou tocando saxofone
Diante da fibra de paratletas como os integrantes da delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos de Londres a partir do dia 29, a jornalista e escritora Márcia Francisco, 41, não se contenta em apenas ficar na torcida.
Cativada por uma equipe mineira de paratletas da natação com a qual trabalhou, Márcia decidiu fazer da inclusão sua causa e lançou o blog “Eficiência Especial” (eficienciaespecial.blogspot.com.br), que acaba de completar um ano online, com uma média superior a 2.000 visitas por mês.

Com um conteúdo que inclui desde perfis de pessoas com histórias de superação até notícias sobre legislação, o blog já conquistou o respeito de referências no assunto, como a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP), que é cadeirante. Espontaneamente, a parlamentar incluiu o link para o “Eficiência Especial” em seu site.

“Como jornalista, minha missão é ser ponte entre portadores ou não de necessidades especiais e as informações sobre o tema”, afirma Márcia, que não é procurada pelos leitores somente para denúncias. “Uma menina portadora de necessidades especiais do interior de Minas me escreveu dizendo que estava muito deprimida, mas encontrou no meu blog alegria e me agradeceu por tê-la feito se sentir mais livre”, conta.

Acessibilidade é hoje o tema que mais interessa aos leitores. Mas Márcia ressalta que inclusão não é questão apenas de política pública. “Ainda recebo muita reclamação de falta de gentileza”, lamenta.

Apesar disso, vislumbra um futuro com mais dignidade. “As pessoas portadoras de necessidades especiais estão se colocando de forma mais evidente. O esporte mesmo faz com que sejam notadas. Mas nem todo portador de necessidade especial, como qualquer pessoa, vai alcançar destaque. É preciso olhar para todos com respeito”.

Presentes
Ao completar 12 meses online, em 19 de julho, o blog “Eficiência Especial” ganhou uma marca criada pelo artista Duke, chargista de O TEMPO, e um tema musical do compositor Sérgio Moreira, já prevendo o próximo passo do site, que, em breve, deve conquistar um espaço no rádio.

MEUS FAVORITOS

Xodó: minha filha, Gabriela, é meu valor mais especial, linda e abençoada. A maternidade é o maior presente que a mulher pode receber. É a plenitude do sagrado feminino.
Culinária: mamãe, há mais de uma década diagnosticada com Alzheimer, anos antes me deu seus cadernos de receita e uma colher de pau que usava. Toda mulher deve ter uma. A minha fica no meu altar e só uso para fazer as receitas dela.
Espírito Santo: essa devoção aprendi com minha mãe, que aprendeu com a mãe do meu pai, e já ensinei à minha filha. Luz sagrada que guia: é só confiar.
Musical: toquei este sax, presente do papai, nos anos 1980, com a Orquestra Jovem Herci Aquino. Tive a adolescência mais feliz: com amigos eternos, muitas viagens e música boa. Hoje celebra a música da vida, presente no meu canto e nos trabalhos de assessoria cultural."
(fonte; www.jornalpampulha.com.br) - clique no link para  link versão digital (página inteira) ou coluna GENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário