quinta-feira, 20 de junho de 2013

MINAS LANÇA PLANO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Em solenidade oficial que contará com a presença do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira e do  secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, acontecerá na tarde de terça-feira, 25 de junho, na capital mineira,  o  lançamento do “Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Na oportunidade,  será consolidada a adesão do Estado de Minas Gerais ao “Plano Viver sem Limite”, do governo federal.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiênciavisa fortalecer as políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. “O Plano Minas Inclui irá ampliar, favorecer e fortalecer a inclusão social, a promoção e a proteção aos direitos humanos desse segmento. Para isso, é preciso garantir o pleno gozo de todos os direitos das pessoas com deficiência que, em suma, são universais, indivisíveis e inter-relacionados”, afirmou.
O Plano Minas Inclui foi construído de forma coletiva entre diversos órgãos que executam as políticas públicas em Minas e em sintonia com o Plano Viver sem Limite. Pautados na temática da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), o plano foi organizado em cinco eixos: Saúde, Reabilitação, Órtese e Prótese; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Qualificação Profissional; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva e, por fim, Proteção Social, Segurança e Acesso à Justiça.
Dados
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,92% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, o que reforça a necessidade de políticas específicas para esse público. Em Minas Gerais, esse segmento representa 22,62% da população, sendo a maior incidência entre as mulheres.
Ainda de acordo com o IBGE, em Minas Gerais a deficiência visual representa 55,5% dos casos no Estado. Em seguida está deficiência motora (22,9%), deficiência auditiva (16,6%) e deficiências mental/intelectual (5%).
Trata-se de mais um avanço significativo em benefício das pessoas com deficiência.
Tudo indica que, a afinação de idéias com o já existente plano federal Viver sem Limite somada ao novo Plano,  trará importantes mudanças e ações para Minas Gerais.(Eficiência Especial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário