terça-feira, 3 de março de 2015

COPA BRASIL DE ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

















Em guarda? Esta é a pergunta do árbitro aos atletas que empunham suas armas durante os combates de Esgrima em Cadeira de Rodas.
Desde os primeiros Jogos Paralímpicos em Roma 1960 esta pergunta já podia ser ouvida - e respondida com um olhar fixo no adversário.
No Brasil o esporte se desenvolveu rapidamente nos últimos anos, com um ponto fora da curva: o campeão paralímpico em Londres 2012 Jovane Guissone.
Em Belo Horizonte, desde fevereiro de 2011 um grupo se dedica a aprender, treinar e jogar a esgrima convencional adaptada para cadeira de rodas. Na verdade, um dos esportes que sofre menos variações de regras: as armas são as mesmas, o material de proteção como máscaras e roupas idênticos à esgrima de andantes. Também para o tempo de combate, placar, regras de classificação e eliminação.
A capital mineira receberá pela terceira vez consecutiva um evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro - o único do calendário 2015 do CPB em Belo Horizonte.
Paratletas de 5 Estados estarão defendendo suas bandeiras: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pará (a confirmar). Homens e mulheres de várias idades e histórias estarão competindo nas armas Espada, Florete e, a novidade de 2015: Sabre! A arma fará seu debut em BH na modalidade apresentação.
Ao todo são esperados mais de 50 paratletas, que competirão individualmente em mais de 80 (oitenta!) combate diários na sexta-feira e sábado. No domingo haverá competição por equipes.
O mineiro André Vasconcelos papou duas medalhas de ouro na Copa Brasil em BH em 2014, e espera repetir o sucesso: "Estou treinando muito forte e pretendo jogar bem. Estou preparado para fazer meu melhor." Para Márcio Neves a chance de jogar em casa é especial: "Ter a torcida dos amigos é especial.", disse.
Gustavo Reis (multi-paratleta da Esgrima em Cadeira de Rodas, Ciclismo Adaptado, Remo, Tiro e outros) tem melhorado seu desempenho na arma Florete e espera um bom resultado: "Jogar bem e representar bem meu Estado - é isso que quero."
O Técnico e Treinador da Equipe Mineira de Esgrima em Cadeira de Rodas Kleber Castro faz o convite: "Venha assistir ao vivo! Traga suas crianças, familiares, amigos. É importante darmos suporte aos atletas e força ao esporte. Venha se emocionar, curtir, ver a agilidade de cada atleta!"
EVENTO: 8ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas 2015 - BH/MG
DATA: 06 A 08 DE MARÇO DE 2015
LOCAL: OURO MINAS HOTEL
HORÁRIO: A PARTIR DAS 09H00MIN; FINAIS A PARTIR DE 17H00MIN; DOMINGO FINAIS 10H30MIN.
SITE: acemg.esp.br http://www.cpb.org.br/i-copa-brasil-de-esgrima-em-cr-2015-…/
INFORMAÇÕES: KLEBER CASTRO (31) 8748.4053
klebercastro@esgrimabtc.com.br capitaokleber@gmail.com
Kleber Castro
Técnico da Equipe Mineira de Esgrima em Cadeira de Rodas
(31) 8748.4053
Esgrima - Barroca Tênis Clube
www.esgrimabtc.com.br
(fonte: AÇÃO COM ESPORTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário