quinta-feira, 1 de março de 2012

RJ: Senai lança programa para capacitação de deficientes

O Senai Niterói lançou, na última terça-feira (14 de fevereiro), o programa Senai de Ações Inclusivas. O evento reuniu diversas entidades que podem ser parceiras do projeto, com o objetivo de gerar um primeiro banco de cadastros de deficientes. A partir daí, o Senai irá criar turmas para atender a demanda, ainda neste primeiro semestre do ano.

O projeto tem como finalidade capacitar gratuitamente deficientes físicos, auditivos, visuais, intelectuais e múltiplos, além de incluí-los no mercado de trabalho. No ano de 2011, o Senai Rio capacitou 505 pessoas com deficiência e este ano o projeto chega a Unidade de Niterói.

De acordo com a analista de Inclusão Social do Senai, Susana Amaral Figueiredo, ação social significa educação. “Podemos mudar a vida de uma pessoa com a educação. A dificuldade de colocação nas empresas ainda é real, mas isso vem mudando ao longo do tempo. O nosso esforço é compreender esse deficiente, entender suas limitações, mas extrair dele o máximo e incentivá-lo a crescer. O próximo passo é educar as empresas em como receber o deficiente e aí assim ele está incluído no mercado de trabalho”, disse.

Os alunos poderão fazer parte desse projeto por meio do Programa Jovem Aprendiz ou pelos cursos de qualificação, ambos fazem parte da gratuidade.
“A intenção da Secretaria municipal de Trabalho de Niterói é fazer uma parceria com o Senai e auxiliar na acessibilidade, encaminhando pessoas com deficiência, auxiliar profissionais e ainda sensibilizar empresas. A iniciativa é extremamente positiva e irá suprir uma grande demanda do município”, afirmou o responsável pela pasta, Osvaldo Maneschy.

Os interessados devem se inscrever na secretaria do Senai Niterói, que fica na Rua General Castrioto, 460, Barreto. Não há pré-requisito quanto à idade e grau de escolarização.

Um comentário:

  1. Não é bacana demaiss??
    Gostaria de ampliar esse projeto para BH!! E quem sabe logo todo o País!!

    ResponderExcluir