sexta-feira, 25 de maio de 2012

Processo seletivo de profissionais intérpretes de Libras

O Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Especiais (NAI) está com inscrições abertas até este domingo, 27 de maio, para processo seletivo de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O profissional traduz a fala do emissor para a língua de sinais ou vice-versa, possibilitando uma comunicação favorável entre surdos e ouvintes.
Os candidatos deverão possuir graduação concluída no curso da PUC Minas em Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille ou graduação, concluída ou em andamento, em qualquer área, desde que já possuam um dos dois certificados seguintes: Exame Nacional de Proficiência em Libras em Tradução e Interpretação da Libras / Língua Portuguesa / Libras na categoria de ouvintes fluentes em Libras, emitido pelo Ministério da Educação; ou certificação de proficiência em Libras em Tradução e Interpretação da Libras / Língua Portuguesa / Libras por outras instituições vinculadas à área da surdez.
Os interessados devem enviar currículo para o e.mail heliane@pucminas.br, escrevendo no campo “Assunto” a mensagem “Candidato à seleção de intérpretes”.
Atualmente, o NAI, vinculado à Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade, possui uma equipe de 29 intérpretes de Libras. Desde 2004, a PUC Minas oferece acessibilidade comunicativa, aos alunos surdos matriculados, na sala de aula e em atividades extracurriculares. O número de vagas para o novo processo seletivo de profissionais intérpretes da Libras está relacionado ao número de novos alunos surdos que serão aprovados após o Vestibular da PUC Minas 2º semestre de 2012.
No currículo, o candidato deverá informar: disponibilidade de horários para o trabalho (manhã, tarde, noite/ sábado); se tem a certificação do Problibras ou certificações emitidas por outras instituições; e experiência como intérprete de Libras.
Como segunda etapa, a divulgação da lista de pessoas classificadas será publicada na internet no www.pucminas.br/nai no dia 29 de maio. A terceira etapa constará de reunião coletiva com os classificados, no dia 4 de junho, das 9h às 11h. A quarta etapa será uma banca examinadora de seleção Libras/Português/Libras no mesmo dia, a partir das 13h30, composta de pessoas surdas e profissionais da área. A quinta etapa constará de avaliações psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário