domingo, 17 de fevereiro de 2013

OSCAR PISTORIUS - "DO OLIMPO À PRISÃO"

Nosso Eficiência Especial, já exaltou, em outros posts, a competência esportiva do paratleta africano, Oscar Pistorius. - primeiro atleta: olímpico e paralímpico da história a competir de maneira simultânea e em igualdade de possibilidades com atletas não deficientes em nível mundial e olimpico. É conhecido como "Blade Runner" (corredor lâmina) por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono. Nesta semana, a notícia: Oscar Pistorius mata sua namorada.
Independente da causa que o levou a cometer tal barbaridade, o Eficiência Especial lembra que qualquer tipo de violência é inadmissível.
Este post, visa considerar que o ser humano, portador de necessidades especiais ou não, precisa estar em constante estado de vigilância, para que sua vida siga em retidão de propósitos e missão. O caso Pistorius, para muitos um homem de sucesso irrevogável - é mais um exemplo de que é necessário cuidar-se, contar com a ajuda de profissionais da medicina, se necessário for. Nem sempre a pessoa percebe que seu estado emocional ou psicológico inspira atenção mais séria. O papel dos companheiros, amigos, colegas de trabalho, e pessoas que circulam em seu entorno é fundamental para evitar tragédias.  Não desconsidere falas, ações e comportamentos diversos do aceitável para a boa convivência. Informe a pessoa, ou, quando não for possível, seus familiares, pessoas  e órgãos competentes para o auxílio preventivo. Não deixe para depois!

ENTENDA O CASO:

Do Olimpo à prisão -  Estrela do esporte paralímpico e primeiro a enfrentar rivais sem deficiência nos Jogos de Londres, sul-africano Oscar Pistorius mata namorada em circunstâncias misteriosas
Encapuzado, Pistorius foi conduzido por policiais à delegacia, onde prestou depoimento (Stringer/Reuters)
(descrição imagem: Encapuzado, Pistorius foi conduzido por policiais à delegacia, onde prestou depoimento)
O velocista paralímpico Oscar Pistorius, de 26 anos, conhecido como Blade Runner por ser o primeiro atleta biamputado a ter disputado uma Olimpíada (Londres’2012) – chegou às semifinais dos 400m rasos e integrou o revezamento 4x400m de seu país –, virou manchete nas páginas policiais dos principais jornais do mundo. O astro está sendo investigado pela polícia sul-africana, depois de reconhecer a autoria dos quatro disparos de pistola 9mm que mataram sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, na madrugada de ontem, em sua residência, em Pretória. Pistorius era o grande favorito ao ouro nos Jogos Paralímpicos, mas acabou surpreendido pelo brasileiro Alan Fonteles nos 200m rasos, classe T44. Venceu os 400m.

Depois de prestar depoimento, o velocista foi encaminhado a uma clínica local, onde realizou exames de sangue e de corpo de delito. Retornou à cadeia, onde dormiu, e será levado nesta manhã ao tribunal da cidade para que seja feito o pedido de estabelecimento de fiança. As autoridades locais, no entanto, são contra a medida e querem Pistorius preso por sete dias.

Rádios e jornais locais especularam que o corredor teria confundido a namorada com um ladrão. Ela, supostamente faria uma surpresa pelo Valentines's Day (Dia dos Namorados em alguns países). Depois de ouvir testemunhas sobre outros incidentes envolvendo o casal, a linha de investigação teria sido descartada. Os policiais suspeitam de assassinato premeditado e trabalham com a possibilidade de uma crise de ciúmes.
 
(descrição imagem: Oscar Pistorius)


O porta-voz da polícia, Katlego Mogale, afirmou que a hipótese do engano não foi cogitada pelas autoridades. “Os paramédicos declararam a mulher morta na cena do crime e a polícia procedeu com a investigação. Ela tinha ferimentos na cabeça e nos membros superiores. Achamos uma pistola 9mm no local. Um homem de 26 anos foi levado em custódia”, limitou-se a dizer.

Ainda de acordo com informações da imprensa sul-africana, os policiais responsáveis pela investigação acrescentou que a namorada de Pistorius foi atingida por disparos na cabeça, no peito e em um dos braços. O pai do atleta, Henke Pistorius, indagado sobre o ocorrido, evitou especulações. “Nós não temos muita informação. Eu não o vi. O assunto está nas mãos das autoridades. Obviamente estamos em estado de choque. Não sei nada e seria extremamente desagradável e arriscado especular. Se alguém disser algo, esse alguém deve ser Oscar.”

PERTURBAÇÃO Os investigadores ainda não puderam estabelecer a hora exata do crime. A única certeza é que a polícia foi alertada à meia-noite (de Brasília) sobre o incidente por alguns vizinhos  da residência na qual o atleta vivia em um complexo de pequenas casa de dois andares, rodeadas de palmeiras e de uma cerca elétrica. Ele já havia admitido, em entrevistas, que contava com armas em casa para se proteger de ameaças e, segundo a polícia, houve episódios anteriores de perturbação da ordem ligados à residência do atleta.

Modelo famosa, estudante de advocacia e participante de um reality show na África do Sul, Reeva Steenkamp, de 30 anos, sonhava com um romântico Dia dos Namorados: “Qual foi a surpresa que vocês prepararam para seu amor?”, escreveu Reeva em seu perfil no Twitter horas antes da tragédia. Os dois estavam juntos há pouco tempo. Pessoas ligadas ao casal afirmam que o romance teve início em novembro de 2012.

Reeva foi apenas uma da série de beldades que já desfilaram ao lado de Pistorius. Depois de um longo relacionamento com uma namorada da juventude, o velocista teve diversos casos com belas mulheres, entre elas um top model russa. Reeva, a nova conquista, era uma loura de formas generosas. Foi eleita uma das 100 mulheres mais sexies do mundo, pela revista masculina FHM, que não hesitou em publicar sua foto na capa e, em seu site, lamentou o fim trágico.


MEMÓRIA
O sul-africano Oscar Pistorius engrossa a lista de atletas bem-sucedidos envolvidos em crimes passionais. O melhor pugilista argentino da história, Carlos Monzón, foi declarado culpado da morte de sua segunda esposa, a modelo Alicia Muñiz, em 14 de fevereiro de 1988. Monzón foi acusado de jogar a esposa da varanda da casa onde moravam em Mar del Plata e condenado a 11 anos de prisão. Pouco depois de julgado, ele morreria em acidente automobilístico. Em 2010, o também boxeador Edwin Valero, da Venezuela, esteve preso depois de confessar o assassinato de sua mulher. Ele suicidou-se na detenção. Em caso que ficou conhecido mundialmente, em 1994, o astro da NFL, O. J. Simpson foi julgado pela morte da ex-mulher Nicole Brown Simpson e o amigo Ron Goldman. Simpson foi julgado pelo duplo homicídio e absolvido em 1995. No Brasil, o goleiro Bruno, do Flamengo, está preso desde 2010 pelo sequestro, cárcere privado e morte da ex-amante Eliza Samúdio.
(fonte: Estado de Minas - 15/02/12 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário