segunda-feira, 4 de março de 2013

PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO PARALÍMPICO CAIXA LOTERIAS 2013

(descrição imagem = atleta em prova de natação - foto: Guilherme Taboada)

O ciclo paralímpico para os Jogos do Rio-2016 começou em grande estilo. Neste final de semana, 2 e 3, o Rio de Janeiro recebeu a Etapa Regional Rio-Sul do Circuito Caixa Loterias 2013, a primeira competição do calendário deste ano.
Os 400 atletas do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul enfrentaram chuva fina e céu nublado no sábado, e sol forte no domingo carioca, mas ainda assim obtiveram grandes resultados. Foram estabelecidos sete recordes nacionais, sendo seis no atletismo.
A velocista Suéllen Marcheski de Oliveira, de apenas 14 anos, não estabeleceu nenhuma marca nacional nova, mas voltou para casa, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com três medalhas de ouro.
Ela foi a melhor nos 100 m, 200 m e 400 m na classe T37, para atletas com paralisia cerebral e dificuldades de movimento em dois membros. Além disso, atingiu índice para representar seu clube, a Afadefi, nas etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias 2013, a partir do segundo semestre. “Vou chegar em casa com uma lembrancinha do Cristo Redentor, que comprei, e três medalhas que conquistei”, vibrou Suéllen.
Imagens do evento: www.fotocom.net 
O atleta Adriel de Souza foi um dos destaques na natação. O carioca, que treina pelo Vasco, é uma das novas promessas para 2016. Com apenas 15 anos ele conquistou três medalhas.
“Nado desde que nasci, a natação é um esporte que traz muitos benefícios. Sonho em ser um grande atleta e representar o Brasil em 2016″ empolgou-se Adriel. Ele conquistou duas medalhas de prata, nos 50m e 100m livre, e bronze nos 50m borboleta
Thayla Becal, de 22 anos, estava muito contente com os resultados. A nadadora de Borrazópolis, Paraná, ficou tetraplégica há três anos em um acidente de carro. Ela acredita que seu sonho de integrar a seleção pode estar mais perto. Thayla levou pra casa duas medalhas de prata.
A Etapa Regional Rio-Sul marcou, também, a estreia de uma nova prova no atletismo. O lançamento de club, que atende às classes de atletas com grau de mobilidade mais severo.
“O Circuito é de enorme importância, pois forma a base de atletas. É uma competição que filtra, que traz a renovação. É a oportunidade para muitos mostrarem seu potencial na modalidade e conquistarem seu lugar na Seleção Brasileira. Fazemos questão que os técnicos nacionais das modalidades estejam presentes. Eles funcionam como observadores”, explica Edilson Alves Tubiba, diretor técnico do CPB.
 Os resultados podem ser conferidos no site: http://www.neocompeticao.com.br/circaixariosul 
Confira, abaixo, o calendário do Circuito Caixa Loterias 2013:
Calendário Circuito Caixa Loterias
Etapas regionais
Rio-Sul (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) 
Data: 2 e 3 de março
Local: Rio de Janeiro (RJ)

Norte-Nordeste (Pará, Amazonas, Maranhão, Roraima, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Alagoas e Sergipe) 
Data: 22 a 24 de março
Local: Manaus (AM)

São Paulo 
Data: 13 e 14 de abril
Local: São Paulo (SP)

Centro-Leste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Minas Gerais e Espírito Santo)
Data: 18 e 19 de maio
Local: Uberlândia (MG)

Etapas nacionais (atletismo, halterofilismo e natação)
7 a 9 de junho – São Paulo (SP)
13 a 15 de setembro – Porto Alegre (RS)
8 a 10 de novembro – Fortaleza (CE)

(fonte: CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário