sexta-feira, 8 de julho de 2011

PERFIL - LEONARDO MATTOS - atuação pública em favor da inclusão


(descrição da foto: o Vereador (BH) Leonardo Mattos, em discurso/ nos fundos, bandeira de Minas Gerais)
Leonardo Mattos nasceu em Belo Horizonte e iniciou sua militância política ainda jovem. Aos 22 anos, em virtude de um acidente de carro, ficou Paraplégico. Percebendo a falta de prioridade do Poder Público para políticas voltadas aos deficientes, fundou, junto de companheiros de reabilitação, a Associação Mineira de Paraplégicos (AMP), com o objetivo de lutar pelos direitos dessas pessoas.
Leonardo Mattos é filiado ao Partido Verde há mais 20 anos. Começou a vida parlamentar em 1996, sendo o primeiro vereador eleito pelo PV em Belo Horizonte, e o mais votado da coligação BH Popular. Em 2002, durante o segundo mandato na Câmara Municipal, foi eleito deputado federal – o primeiro deputado federal do PV em Minas Gerais e o primeiro militante do movimento em defesa dos deficientes no Congresso Nacional.
Na Câmara Municipal de BH, foi líder do PV e do prefeito Célio de Castro. É autor de proposições importantes, tais como: a criação da primeira CPI do Combustível do país; lei que autoriza instalação de ciclovias; de combate a homofobia; lei que instituiu o Carnaval Oficial em BH; dentre outras.
Na Câmara Federal teve uma atuação com destaque para defesa dos interesses do Estado de Minas Gerais, tendo sido o criador e coordenador da Frente Parlamentar ‘Salve o São Francisco’. Dedicou-se a políticas afirmativas para a inclusão das pessoas com deficiência, às causas ambientais, de segurança pública, culturais e desportivas.
Em outubro de 2008, Leonardo Mattos se elegeu, pela terceira vez, como Vereador para a 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Minas Gerais (2009 – 2012), com cerca de oito mil votos. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e suplente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.
O Parlamentar tem como pilar para este mandato a defesa dos direitos dos deficientes, a luta pela justiça e inclusão social das minorias e a sustentabilidade ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário