domingo, 17 de junho de 2012

Termina definição de vagas no atletismo e natação para as paralimpíadas

(descrição foto: Nadador Daniel Dias na prova 50m Livre S5 (Foto: Divulgação/CPB)
Tensão e confiança. A mistura dos sentimentos foi forte para os mais de 900 participantes da primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo e Natação, disputada neste fim de semana, em São Paulo. Última oportunidade de conquistar índice nas duas modalidades para os Jogos Paralímpicos de Londres, a competição teve mais de 70 recordes brasileiros e três mundiais quebrados (apenas um dentro do programa de provas das Paralimpíadas).
Os resultados refletem o desejo por uma das 20 vagas na Natação (14 no masculino e seis no feminino) e 35 no Atletismo (24 no masculino e 11 no feminino) para a maior competição do planeta para atletas de alto rendimento com deficiência. Reconhecida pelo nível técnico elevado e com a chancela do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), a primeira Etapa Nacional contou ainda com a participação de competidores da Argentina, México, Peru, Equador, Venezuela, República Dominicana e Nigéria.
“Foi a nossa última seletiva para a definição dos atletas que irão para os Jogos Paralímpicos. Os competidores deram o seu melhor aqui na pista do Estádio Ícaro de Castro Melo e puderam mostrar como seremos representados em Londres. Tenho certeza de que os que não forem convocados também se sentirão diretamente representados”, afirmou Ciro Winckler, coordenador técnico nacional do Atletismo.
Segundo o coordenador técnico nacional da Natação, Murilo Barreto, a expectativa em torno da convocação acompanhou os nadadores e toda a coordenação técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) durante as provas disputadas no Sport Club Corinthians Paulista.
“O alto nível do Circuito mostrou que, até a última prova, todos os atletas estavam dando seu máximo, se superando. Isso tecnicamente é importante, pois demonstra a qualidade da natação paralímpica brasileira. A geração 2016 também mostrou sua força, nos dando segurança para apostar e investir nessas promessas. Em Londres, o Brasil será representado pelos 20 melhores do país, e contamos com a torcida de todos”, disse Barreto.
Veterana nas piscinas e medalhista nos Jogos de Pequim, Verônica Almeida também sonha com mais uma Paralimpíada no currículo. A baiana bateu três recordes brasileiros, nos 100m e 400m livres, com 1m24s71 e 6m26s04, respectivamente, e nos 50m borboleta, com 38s25. Em Pequim, Verônica conquistou a medalha de prata nos 50m borboleta, com 38s49.
“Estou muito satisfeita com a minha marca. Diminuir meus tempos é um incentivador, pois sonho em participar de mais uma edição dos Jogos. Se eu for, darei meu máximo em busca do pódio”, disse Verônica.
Daniel Dias, um dos maiores atletas da atualidade, animou a torcida com o seu desempenho no Circuito. Recordista mundial, campeão Paralímpico e detentor de 11 medalhas de ouro numa única edição do Parapan, o paulista saiu soberano na piscina do Corinthians após nadar os 100m S5 em 1min12s41. No próximo domingo, 24, Daniel competirá no Open de Berlim, na Alemanha. Seu objetivo é ajustar últimos detalhes para Londres, quando irá disputar oito provas, sendo seis delas individuais.
“Gosto muito de nadar em Berlim, é uma boa piscina. Sempre que vou bem na Alemanha, consigo ter bons desempenhos em Parapans e Mundial. Espero nadar bem e chegar no meu melhor em Londres”, disse Daniel.
A convocação da Delegação Brasileira que participará dos Jogos Paralímpicos de Londres será divulgada na quarta-feira, 20, no site do CPB. Os resultados completos da primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo e Natação podem ser conferidos em: http://neocompeticao.com.br/circaixanacional1/default.asp

(fonte: Comunicação CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário