sexta-feira, 19 de outubro de 2012

"Roma é uma cidade proibida para deficientes", denuncia cineasta Bernardo Bertolucci

(descrição imagem: o mundialmente aclamado cineasta Bernardo Bertolucci, em sua cadeira de rodas)

O cineasta Bernardo Bertolucci, 72, que, por seus problemas de saúde, usa uma cadeira de rodas, reclamou nesta quinta-feira (18) que Roma é uma cidade impraticável para  os deficientes físicos.

"Vivo na cidade proibida. E, nos arredores de minha casa no Trastevere, parece um campo de batalha: não posso circular com minha cadeira de rodas elétrica", denunciou ao apresentar seu mais recente filme, "Io e Te".

Ele comentou ainda que precisou ser carregado nos braços por desconhecidos para subir o Capitólio, a prefeitura de Roma, para participar de um casamento.

"Quando perguntei se havia uma rampa, me olharam como se eu fosse um marciano", declarou o cineasta.

Bertolucci disse que enviou uma carta ao prefeito de Roma, Gianni Alemanno, mas que recebeu uma "resposta patética e de má fé" indicando que não se podia desfigurar um lugar construído por Michelângelo com uma rampa para deficientes.

"Falo isso por mim e por quem como eu não tem autonomia de movimento. É difícil até para mães com carrinho de bebê circularem e para idosos, que podem tropeçar", acrescentou.

Nota Eficência Especial: a inclusão de deficientes é uma NECESSIDADE UNIVERSAL. Estas importantes constatações e denúncias públicas, independem de classes sociais, econômicas ou de  raças e faixa etária  e são essenciais para transformar as condições de ACESSIBILIDADE de uma cidade.  É importante que seus gestores estejam atentos: a acessibilidade diz respeito aos cidadãos locais, mas, é fator de importância quando se trata da avaliação do potencial turístico de uma cidade. Defenda o  TURISMO INCLUSIVO. Somente no Brasil, cerca de 1/4 da população possui algum tipo de deficiência e este número aumenta, diariamente. Portanto, esta ação é para ONTEM! cidadão portador de necessidades especiais: FAÇA VALER SEU DIREITO DE IR E VIR!  Representante público: INCLUSÃO, SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário