quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conselho estuda alternativa para efetivar acessibilidade de surdos

Os conselheiros conheceram uma tecnologia que foi implantada em Brasília e em Londrina e que tem resultado em importantes avanços.

O Conselho da Pessoa com Deficiência realizou reunião extraordinária na segunda-feira (18) para avançar na discussão acerca da acessibilidade em espaços públicos para pessoas com deficiência auditiva. Os conselheiros conheceram uma tecnologia que foi implantada em Brasília e em Londrina e que tem resultado em importantes avanços.
De acordo com o vice-presidente, Primo João Momoli, este sistema visa a criação de uma central de telecomunicação, onde um – ou mais, dependendo da demanda – intérprete fique à disposição para quando foi solicitado por algum surdo. O contato será dado por meio de um monitor que servirá de canal de comunicação entre o usuário e o intérprete. “Vamos conversar com a detentora dessa tecnologia e saber quais são os detalhes para então apresentar a proposta ao município”, planeja.
Esta é uma das saídas encontradas pelos conselheiros que buscam a presença de intérpretes de Libras – a língua brasileira dos sinais – em espaços públicos para atender aos deficientes auditivos em diferentes situações. Além disso, é uma das soluções para a falta destes profissionais disponíveis no mercado de trabalho.
Durante a reunião extraordinária os conselheiros receberam a visita do diretor do Departamento de Trânsito, Fabiano Faria, para avançar na solicitação de adequação e ampliação das vagas de estacionamento para as pessoas com deficiência. Uma nova reunião foi agendada entre o diretor e os membros da comissão para o dia 5 de dezembro.
Foi debatida também a ampliação da representação dentro do Conselho. A proposta é de estender o convite para sindicatos para que a paridade entre órgãos governamentais e não governamentais seja estabelecida. Para isso, deverá ser alterada a Lei que institui e regulamenta o Conselho.
FONTE: Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário