terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO PREMIA OS MELHORES DO ANO

(descrição da imagem: vista panorâmica da cerimonia de entrega do premio paralímpicos/palco e platéia - Palacio dos Bandeirantes/SP)
O Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, foi cenário do primeiro Prêmio Paralímpicos, nesta quarta-feira, 14. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a cerimônia homenageou os melhores atletas e técnicos no ano de 2011 e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, da secretária da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o presidente do CPB, Andrew Parsons, os vice-presidentes Mizael Conrado e Luiz Claudio Pereira, além de presidentes das Confederações.
(descrição imagem: o governador Geraldo Alkmin - com a camisa 10, do Brasil)

“Ganhamos um jogador a mais, que tem ajudado o nosso time a ser mais que vencedor. Nosso camisa 10, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin. Obrigado por ter aberto a sua casa para o paradesporto brasileiro”, agradeceu Andrew Parsons.
O governador recebeu das mãos do presidente do CPB uma camisa amarela, com seu nome gravado acima do número 10. Após ressaltar a importância do esporte paralímpico e suas conquistas pelos atletas brasileiros, Geraldo Alkmin disse que divide a responsabilidade da camisa 10 com a secretária Linamara.
“O paradesporto pode contar com o Estado de São Paulo”, afirmou o governador.
Foram 22 premiados como melhor atleta do ano nas modalidades que integram o programa de provas dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, os melhores atletas do ano pelo voto popular nas categorias feminino e masculino, atleta revelação em 2011, melhores técnicos em modalidaes individuais e coletivas, além de troféus em homenagem à pessoas ilustres do Movimento Paralímpico Brasileiro.
Como mestres de cerimônia, os jornalistas esportivos Tino Marcos e Glenda Kozlowski, anunciaram os melhores do ano. Cercada de muita emoção e surpresa, a cerimônia reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Palácio.
Em reconhecimento pela dedicação ao paradesporto brasileiro, o CPB homenageou os dois primeiros presidentes do Comitê, João Batista e Vital Severino, com o Troféu Aldo Miccolis –  presidente de honra do CPB in memorian, ums dos dirigentes que inicou o Movimento Paralímpico no Brasil.
“Graças a sua ousadia o esporte paraolímpico no Brasil sobreviveu e cresceu. Graças ao seu trabalho o paradesporto entrou para a Lei Pelé”, lembrou Andrew Parsons.
“Agradeço à minha esposa e filhos, que compreenderam a minha ausência tantas vezes, e aos presidentes das Confederações, que me entregaram a missão de estruturar o CPB, em 1995, no Instituto Benjamin Constant”, disse João Batista.
Na entrega do segundo troféu, Andrew Parsons reforçou a mudança que o paradesporto brasileiro passou a começar pelo gerenciamento.
“Ele implementou a mudança do paradeporto na gerência. As Confederações, especializadas em suas modalidades, trazem hoje o nome do Brasil ao topo do paradesporto mundial e seu trabalho e dedicação levou o Brasil ao nono lugar em Pequim 2008”, ressaltou o presidente do CPB.
“Gostaria de agradecer ao Andrew, companheiro de muito tempo. Eu acreditei em sua competência e juventude. A minha participação como presidente do CPB foi a de sair do modelo do amadorismo para buscar o profissionalismo”, afirmou Vital.
Entregue por Mizael Conrado, o Troféu Personalidade Paralímpica homenageou a secretária Linamara Rizzo Battistella.
“Ela no ano de 2011 contribuiu na realização da maior competição paradesportiva do mundo para estudante e criou o Time São Paulo”, anunciou Mizael.
Surpresa, a secretária não escondeu a emoção ao receber o troféu.
“Esse momento tem uma enorme importância pela presença de cada um, que é recebido com muito carinho pelo governador Geraldo Alkmin e pelo Estado de São Paulo. Andrew representa de maneira jovial e muito profissional a qualidade do esporte paralímpico brasileiro. O Brasil é hoje é uma referência. Quero lembrar também a importância do Mizael na melhoria do paradeporto no Estado de São Paulo. Você nos anima a trabalhar mais e construir mais para o esporte paraolímpico. Este troféu é a homenagem mais importante que recebi na minha vida”, ressaltou.
Pelo seu trabalho e dedicação à promoção do paradesporto na mídia, o jornalista da Rede Globo Renato Peters recebeu uma placa com agradecimento do CPB, representando também todos os profissionais dos meios de comunicação, que se empenham na cobertura do esporte paralímpico.
Com 71% dos votos populares, conquistados nas redes sociais e site do CPB, o nadador Daniel Dias foi o melhor atleta eleito pelo público.
“Esse prêmio não é só meu. Estamos mostrando o valor do esporte paralímpico para o Brasil e para o mundo. Agradeço a Deus, aos meus pais, minha família e a todos que votaram em mim”, disrcursou Daniel, que também foi eleito o melhor da Natação em 2011 e teve o prêmio entregue por  Mizael Conrado.
Na categoria feminina a disputa foi bastante acirrada. Entre a nadadora Joana Maria Neves, a jogadora de Basquete em Cadeira de Rodas Débora Cristina Costa e a corredora Terezinha Guilhermina, venceu a velocista com 46% dos votos.
“Estou muito feliz por receber esse prêmio. A Débora e a Joana foram concorrentes que nunca tive tão próximas. Esse prêmio tem um sabor ainda mais especial para mim. Nos últimos oito anos tenho me dedicado totalmente ao Atletismo e em 2011 ganhei todas as provas que disputas. Agradeço a todos que votaram em mim e ao Guilherme (seu atleta-guia) pela campanha que fez nas redes sociais”, disse Terezinha emocionada ao receber o troféu pelas mãos do presidente do CPB.
Ganhadores em 2011
Melhor atleta por voto popular
Feminino
Terezinha Guilhermina – Atletismo
Masculino
Daniel Dias – Natação
Melhor atleta por modalidade
Atletismo – Terezinha Aparecida Guilhermina
Basquete em Cadeira de Rodas – Débora Cristina Guimarães da Costa
Bocha – Eliseu dos Santos
Canoagem – Fernando Fernandes de Pádua
Ciclismo – Soelito Gohr
Esgrima – Jovane Silva Guissone
Futebol de 5 – Jefferson da Conceição Gonçalves
Futebol de 7 – Wanderson Silva de Oliveira
Goalball – Romário Diego Marques
Halterofilismo – Rodrigo Rosa de Carvalho Marques
Hipismo – Vera Lúcia Martins Mazzilli
Judô – Daniele Bernardes da Silva
Natação – Daniel de Faria Dias
Remo – Cláudia Santos
Rúgbi em Cadeira de Rodas – Alexandre Taniguchi
Tênis de Mesa – Carlo di Franco Michell
Tênis em Cadeira de Rodas – Carlos Alberto Chaves dos Santos
Tiro com Arco – Patricia France Marie O’Neill Layolle
Tiro Esportivo – Débora da Silva Rodrigues Campos
Triathlon – Rodrigo Feola
Vela – Bruno Landgraf das Neves
Voleibol Sentado – Gilberto Lourenço da Silva
Revelação
Thierb da Costa Siqueira – Atletismo
Melhor técnico
Modalidade Individual
Amaury Wagner Veríssimo – Atletismo
Modalidade Coletiva
Ramon Pereira de Souza – Futebol de 5
(fonte: CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário