quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

EM MARINGÁ: Desfile de moda de deficientes físicos emociona convidados















(descrição foto: modelo deficiente fisico feminino desfila - mera ilustração - fonte APNEM - não diz respeito ao desfile da matéria)
O Dia Internacional do Deficiente Físico foi marcado por muita emoção na segunda-feira, 5 de dezembro, com o desfile de pessoas portadoras de necessidades especiais, em passarela montada no Mandacaru Boulevard. Celebrado no dia 3 de dezembro, a data tem o objetivo da conscientização, compromisso e ações que transformem a situação de portadores com deficiência no mundo.
Durante a celebração organizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), foi realizado também o lançamento comemorativo à data, além de apresentações artísticas com dança, teatro e música. A Organização das Nações Unidas calcula que no mundo existam cerca de 600 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
Para Brenda Leci Pereira Gimenes, de 33 anos, que possui uma deficiência visual, a oportunidade de desfilar na passarela foi um dos momentos mais emocionantes que vivenciou. “Sentir o público e saber que de alguma forma temos um talento é muito importante para nós que temos algum tipo de deficiência”, emocionou-se Brenda.
O secretário Ulisses Maia destacou que de todos os eventos realizados pela SASC nenhum foi tão marcante. “Depois de assistir esse desfile não tenho muitas palavras para descrever a emoção vivenciada pela platéia, formada por familiares, entidades assistenciais e pelos protagonistas do desfile. Gostaria de agradecer a participação da imprensa em divulgar o Dia do Deficiente e mostrar à sociedade que pode fazer a diferença na vida dos portadores”.
O prefeito Silvio Barros agradeceu todos os parceiros na organização do evento e lembrou que os portadores de necessidades especiais são cidadãos como todos os outros e merecem toda a atenção do poder público. “A acessibilidade é o item que está em todos os nossos projetos, como nas escolas municipais com os elevadores, e um outro projeto em discussão com de instalação de sinais sonoros nos semáforos. Queremos fazer a nossa parte” , destacou o prefeito.
Dona Bárbara Barros, mãe do prefeito Silvio Barros, parabenizou o trabalho dos alunos do curso de Design do Senai de Cianorte, no desenho e confecção dos vestidos, e lembrou que todos de alguma forma podem contribuir com os deficientes físicos. “Pequenos gestos como auxiliar a travessia de deficientes visuais nas ruas, portadores que não conseguem pegar alimentos em uma gôndola num mercado, são algumas das ações que as pessoas podem realizar, fazendo a diferença na vida dessas pessoas que têm algum tipo de necessidade especial”, explicou.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ismael Roberto, agradeceu a SASC e a Prefeitura Municipal. Ele disse esperar que a população se conscientize pela causa. “Adaptações são muito importantes para os portadores, mas além disso o que queremos é a integração dos deficientes com a sociedade, participando e interagindo em nossas vidas”, destacou.
(fonte: Prefeitura Municipal de Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário