terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estudante com paralisia cerebral é o 1º em MG a conseguir tirar a CNH












 (Descrição foto: Lucas Samuel Réus Araújo sentado ao volante- credito TV Integração)
Quatro meses e muita força de vontade. Foi assim que o estudante de engenharia civil em Uberlândia, Lucas Samuel Réus Araújo, que tem paralisia cerebral, conseguiu ser o primeiro no estado de Minas Gerais a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo Departamento de Trânsito do estado.
O documento foi entregue nesta sexta-feira (16 de dezembro) ao jovem na Delegacia de Trânsito de Uberlândia. “Eu jamais vi uma família que se dedicasse tanto ao filho como a família de Lucas. Ele é muito esforçado e determinado e não foi surpresa para mim ele conseguir isso, pois poucas pessoas têm tanta vontade de vencer como ele,” disse a delegada de Trânsito Ravênia Márcia de Oliveira Leite.
Os testes de rua e legislação foram feitos em uma autoescola em Uberlândia. Já o exame psicotécnico, que inclui avaliação médica e psicológica para portadores de deficiência, só pode ser feito em Belo Horizonte. Ao todo, foram 45 aulas teóricas, onde Lucas atingiu 27 pontos e 57 horas aulas de direção, 27 a mais do que é recomendado. Além disso, o veículo da instituição é adaptado com peças e acessórios especiais para o tipo de deficiência que o estudante tem.
O veículo tem adaptações obrigatórias como manopla de direção, direção hidráulica, embreagem e freio na mão ou automático. De acordo com a delegada, existe na cidade a procura pelo exame, mas não é grande e os equipamentos são caros, por isso é analisada a possibilidade de realizarem os exames psicotécnicos com simulador na cidade.
(fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário